Estudantes da zona rural terão calendário diferenciado a partir deste ano letivo
Segundo o secretário César Licório, a ação já vinha sendo discutida entre a equipe da secretaria e o Conselho Municipal de Educação, devido às dificuldades que estes estudantes enfrentam durante o inverno amazônico.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai adotar, a partir deste ano letivo, um novo calendário escolar para a zona rural de Porto Velho. Segundo o secretário César Licório, a ação já vinha sendo discutida entre a equipe da secretaria e o Conselho Municipal de Educação, devido às dificuldades que estes estudantes enfrentam durante o inverno amazônico, e ganhou reforço, através de pedido do Ministério Público, para a devida alteração.
De acordo com ele, quando as chuvas ficam mais intensas, muitas estradas ficam intrafegáveis, o que dificulta o acesso dos ônibus escolares. “Assim muitas aulas acabam sendo perdidas. O que estamos propondo é que estas crianças consigam concluir seus 200 dias letivos utilizando sábados e feriados, aproveitando ao máximo os dias durante o verão e suspendendo as atividades nos meses de fevereiro e março quando as chuvas ainda estão frequentes”, explicou Licório.
O secretário explicou ainda que os professores, durante o mês de fevereiro, serão dispensados como forma de compensação dos dias trabalhados. Em março, estarão em formação para garantir ainda mais qualidade no ensino. “Assim, tanto professores quanto alunos serão beneficiados e resolvemos um problema enfrentando por eles há décadas”, disse Licório.