Prefeitura quer finalizar projeto Cidade Digital até o fim de março
Projeto é de autoria do atual prefeito da capital, na época ainda como Deputado Federal. Seis torres fazem a distribuição de sinal na área urbana da cidade.
A prefeitura de Porto Velho conclui até o final deste mês, a implantação do projeto Cidade Digital. Quem garante é o secretário municipal de administração, Mário Medeiros. Ele também disse que a população será a maior beneficiada com o projeto, pois além de mais agilidade nos serviços públicos, o Município vai disponibilizar internet grátis para as pessoas e ainda economizar recursos.
Medeiros afirma que o objetivo da gestão do prefeito Mauro Nazif é tornar a vida dos munícipes melhor e mais econômica. “Isso vai acontecer por meio da integração dos órgãos públicos municipais via internet, inclusive com mais potência na transmissão de dados, o equivalente a 20 vezes mais do que é hoje”, declarou o secretário.
O diretor do Departamento de Recursos e Tecnologia da Informação (DRTI), Wilson Hidekazu, informa que 95% do projeto Cidade Digital está pronto e passa por testes. Segundo ele, a internet sem fio (wi-fi) já pode ser acessada em 14 praças da capital rondoniense, a exemplo da Aluísio Ferreira e das Três Caixa d'Água. O mesmo acontece no Mercado Central.
Para fazer a distribuição do sinal na área urbana da cidade, seis torres foram implantadas. Uma delas no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), outra no Samu, na antiga Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec), no 7º DP, bairro Cohab Floresta, na Escola de Polícia, Bairro Tancredo Neves, e outra no 6º DP, Bairro Ulisses Guimarães.
Cada torre emitirá o sinal em um raio de três quilômetros. Nessa área de abrangência, em locais abertos, quem estiver com tabletes, smartfones ou notebooks poderá acessar a internet sem precisar de qualquer outro recurso tecnológico. No interior das residências, porém, será preciso instalar uma antena apropriada.
O projeto para criar a Cidade Digital é de autoria do então deputado federal Mauro Nazif. Ele destinou ementas parlamentares para tornar o projeto realidade, mas somente uma foi aprovada. Agora, como prefeito da cidade, utiliza recursos próprios do Município para concluir os trabalhos.