Rondônia terá trabalho estratégico para melhorar trafegabilidade nos 11 mil quilômetros de estradas estaduais
Após o período chuvoso, haverá o emprego estratégico de ações técnicas da engenharia para que a melhoria das estradas seja feita de forma eficiente e com uso otimizado do dinheiro do contribuinte.
O governador Marcos Rocha (PSL) se reuniu com a equipe operacional do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) e definiu que a partir do mês de maio, quando o Estado vive a estação seca, será dado início a um grande trabalho de melhoria das estradas para melhorar a trafegabilidade nos 11 mil quilômetros de estradas estaduais e com isso minimizar os riscos de acidentes.
‘‘Vamos utilizar equipamentos antigos, mas também será necessário a aquisição de novos equipamentos, infelizmente tivemos que dar baixa em muitos que estavam totalmente estragados e vamos apurar irresponsabilidades’’, afirma Marcos Rocha.
Em reunião realizada na terça-feira (26) com os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Eyder Brasil (PSL) , o governador afirmou que que após a pavimentação, manutenção e nivelamento das estradas estaduais também será dado atenção as estradas de âmbito municipal de forma igualitária.
Para o diretor-geral do DER, cel. Erasmo Meireles e Sá, a condição atual da malha viária de Rondônia é crítica com muitos buracos, deficiência de sinalização e sem uma trafegabilidade adequada. ‘‘Precisamos melhorar e muito esse quadro que se encontra as estradas de Rondônia’’.
Atualmente, devido ao período chuvoso e cheia dos rios, o DER trabalha de forma emergencial em diversos pontos. ‘‘Estamos basicamente apagando incêndios devido ao grande número de pontos que exige intervenções imediatas’’, considera Meireles.
Após o período chuvoso, haverá o emprego estratégico de ações técnicas da engenharia para que a melhoria das estradas seja feita de forma eficiente e com uso otimizado do dinheiro do contribuinte.
Além das estradas estaduais, o governador busca junto ao Governo Federal melhorias para as BRs 364 e 319.
‘‘A nossa BR 364 a partir do ano que vem será privatizada e, também, a partir do próximo ano, com a garantia do ministro da Infraestrutura, nós teremos a 319 asfaltada. Acreditamos que esse trabalho conjunto do Estado e da União trará a melhoria que almejamos para nossa sociedade’’, considera o governador.