Reino Unido vence carnaval 2019 em Manaus e leva tetracampeonato
A agremiação levou para o Sambódromo na madrugada de sábado (2), para domingo (3), a memória de seu primeiro título e reviveu o poder de Mãe Zulmira, figura icônica do bairro do Morro da Liberdade.
A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade foi consagrada campeã e conquistou o tetracampeonato do Carnaval de Manaus 2019 com 179,9 pontos. A agremiação levou para o Sambódromo na madrugada de sábado (2), para domingo (3), a memória de seu primeiro título e reviveu o poder de Mãe Zulmira, figura icônica do bairro do Morro da Liberdade. A escola exaltou a cultura africana, sua jornada e legado no Brasil.
Com 179,8 pontos, o segundo lugar da disputa ficou com a Grande Família, que dedicou o desfile à trajetória de um construtor carioca radicado no Amazonas. Em terceiro lugar, com 179,50 pontos, ficou a Aparecida, que fechou o desfile do grupo especial e homenageou a cultura paraense.
Em sequência, a Vitória Régia, Andanças de Cigano, Unidos do Alvorada, e Primos da Ilha completam o ranking. Em último lugar, com 177,30 pontos, a Vila da Barra deve descer para o Grupo de Acesso A.
Entre os critérios avaliados pelos jurados, estão enredo, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, alegoria e adereços, harmonia, fantasia, comissão de frente e bateria.
Mocidade do Coroado é a campeã do Grupo A
A Mocidade Independente do Coroado se consagrou campeã do grupo de acesso A das escolas de samba do carnaval de Manaus com o enredo ‘Filha de um rio de águas brancas, Tapauá – A linda flor deste imenso Brasil’, reverenciando a preservação da fauna e da flora da Região Norte.
A apuração foi suspensa, no início da tarde desta segunda-feira, 4, após reclamação de escolas que ficaram entre o segundo e o quinto lugar. Representantes da comissão julgadora afirmaram que a reanálise não afetará o resultado da campeã.