Campeã do carnaval 2019 de São Paulo será conhecida nesta terça; veja as novas regras da apuração
Sete escolas desfilaram na noite de sexta-feira (1º) e outras sete na noite de sábado (2). Neste domingo, oito escolas fizeram o desfile do Grupo de Acesso.
A apuração dos desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo será nesta terça-feira (5) a partir das 15h no Sambódromo do Anhembi. Este ano, se duas ou mais escolas terminarem empatadas em primeiro lugar ou na "zona do rebaixamento", serão consideradas todas as notas descartadas de todos os quesitos. Até o ano passado, o primeiro critério desempate eram as notas do último quesito definido por sorteio.
Sete escolas desfilaram na noite de sexta-feira (1º) e outras sete na noite de sábado (2). Neste domingo, oito escolas fizeram o desfile do Grupo de Acesso.
A apuração vai definir a campeã do carnaval e as outras quatro escolas mais bem colocadas que vão participar do Desfile das Campeãs nesta sexta-feira (8). Também define as duas escolas do Grupo Especial que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e as duas do Acesso que sobem para o Especial em 2020.
São nove os quesitos julgados. A ordem de leitura das notas foi definida por sorteio:
Bateria
Samba-enredo
Evolução
Fantasia
Harmonia
Comissão de Frente
Mestre Sala e Porta Bandeira
Enredo
Alegoria
Cada quesito teve 4 jurados. Eles deram notas de nove a dez fracionadas em décimos: 9.0, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4, 9.5, 9.6, 9.7, 9.8, 9.9 e 10. A menor das quatro notas será descartada.
Em caso de empate
Caso haja empate na primeira posição e nas posições de rebaixamento na soma total dos pontos obtidos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
A) Serão contabilizadas todas as notas descartadas de todos os quesitos.
B) Permanecendo o empate, o critério para o desempate será estabelecido de acordo com as notas dos quesitos específicos, observada a ordem já sorteada. Ou seja, vale quem teve a maior pontuação no quesito alegoria, depois enredo, e seguindo a ordem inversa da leitura das notas.
Somente haverá a proclamação de empate se permanecer a igualdade de notas entre as escolas de samba após a aplicação dos dois critérios de desempate. Caso prevaleça após a aplicação do critério acima, o empate de 2 ou mais escolas na penúltima colocação, ou 3 ou mais escolas, na última colocação, as mesmas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Desde a confusão ocorrida na apuração do desfile de 2012, quando um homem invadiu a mesa da apuração e rasgou as notas, a contagem dos votos dos jurados é feita com portões fechados. Apenas dez pessoas de cada escola de samba são autorizadas a acompanhar a apuração no sambódromo. As escolas de samba são obrigadas a abrir as quadras ou sedes para receber a comunidade.