Na prática a eleição serve para analisar a evolução do inglês e a renovação de seu vocabulário, que reflete mudanças sociais, econômicas, políticas, nos hábitos de consumo, etc. O tipo de coisa que acontece o tempo todo, pois a língua que não evolui é a que está morta. Como o latim.
Ainda assim o resultado de 2015 surpreende: o termo escolhido não é bem uma palavra e sim um pictograma: o emoji acima, conhecido como “cara com lágrimas de alegria” foi eleito o verbete em inglês mais popular do ano.
A decisão do Dicionário Oxford pode até ser estranha mas não é injustificada: embora emojis não sejam nenhuma novidade (o conceito é velho se contarmos com os emoticons; por sua vez o termo apareceu em inglês pela primeira vez em 1997), o uso dos caracteres especiais explodiu nos últimos dois anos graças o suporte de softwares de teclado como o Swiftkey e plataformas que passaram a reconhecer os emojis, como o Twitter. Destes, o emoji em questão foi identificado como o mais utilizado pelos usuários que falam inglês. O Swiftkey informa que ele responde por 20% de todos os emojis utilizados no Reino Unido e 17% dos que falam por ideogramas nos EUA.
O gráfico abaixo ilustra o crescimento do uso de emojis entre 2014 e 2015:
Não é essa a primeira vez que o Oxford escolhe termos “fora da caixa”, em 2013 a palavra eleita foi “selfie”; já no ano passado foi “vape”, o ato de fumar cigarros eletrônicos. Termos como phablet, bitcoin e até mesmo srsly (sério, e sem trocadilhos) já foram incluídas no dicionário. Ainda assim são palavras propriamente ditas, e não uma imagem que representa uma ideia completa. Para o instituto, o “cara com lágrimas de alegria” foi o emoji que “melhor representou o ethos (na filosofia, a síntese dos costumes de um povo), o clima e as preocupações de 2015”.