O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de Buritis, ofereceu denúncia ao Judiciário nesta sexta-feira, 18 de março, contra 35 envolvidos na Operação Perfídia.
Entre os denunciados estão o ex-prefeito do município de Buritis, Antônio Corrêa de Lima, e seis vereadores, já afastados do cargo pela Câmara Municipal da cidade, que vão responder pelos crimes de formação de organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e fraude licitatória.
A Operação Perfídia foi deflagrada em março de 2015 pelo CAEX/GAECO e Promotoria de Justiça de Buritis com apoio da Delegacia Regional de Ariquemes/RO e do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil do Estado de Rondônia (DPI). Foi resultado de uma investigação que levou à descoberta do chamado “mensalinho” na Câmara de Vereadores de Buritis, fraudes licitatórias e irregularidades no fornecimento de peças para veículos em órgão públicos municipais, notadamente as Secretarias Municipais de Obras e de Educação. O esquema envolveu o ex-prefeito do município, vereadores, funcionários e empresários dos municípios, cujo prejuízo ao erário, devidamente apurado, foi de mais de R$ 1 milhão.