A Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades, começa nesta sexta-feira (18) mobilizações em diversos estados do país. Em Rondônia o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) bloqueou desde às 08h a BR 364, há 50 km da capital Porto Velho, cerca de 300 manifestantes protestam por uma pauta extensa e em defesa da Democracia.
Segundo Ocelio do MAB, os movimentos do Campo e da Cidade estão juntos para frear os retrocessos que a classe trabalhadora vem sofrendo, organizados na Frente Brasil Popular por uma nova política econômica, em defesa da democracia e dos direitos conquistados.
Outros protestos estão marcados para está sexta-feira em Rondônia, sendo um em Porto Velho com concentração às 17h na José Amador dos Reis ao lado do 8° DP.
Em Ji-Paraná o protesta será na Praça da Matriz, com concentração às 15 horas. Já em Ariquemes o ato está marcado para acontecer na Praça Vitoria a partir das 15h.
Em Guajará-Mirim o manifesto será na Praça Governador Jorge Teixeira (em frente à Prefeitura do município) a partir das 18h.
Além do protesto a favor da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o MAB tem uma longa pauta de reivindicações. Entre essas reivindicações está a construção de 1.200 casas populares na região de Itapoã, Candeias e Triunfo.
Confira a pauta de reivindicação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB):
1. Estradas e Pontes: asfaltamento e melhorias das estradas e dos ramais para transporte e escoamento da produção. Como ação emergencial, a construção de duas pontes sobre o lago de Samuel.
2. Ponte a jusante da usina, na linha 45 (Candeias do Jamari).
3. Implantação de um completo sistema de saneamento básico nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Candeias do Jamari e Distrito de Triunfo, com instalação de um sistema de tratamento de água e tratamento de esgoto para todas as famílias.
4. Abertura e reestruturação de postos de saúde em todos os distritos e municípios, com uma equipe mínima composta por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde, capaz de realizar exames e serviços de saúde fundamentais e gratuitos, como pronto atendimento e oferta de medicamentos, e que possuam condições estruturais e materiais para suas atividades, como ambulâncias.
5. Construção de 1.200 (mil e duzentos) casas populares nos municípios da região (Itapoã,Candeias e Triunfo) pelo o programa minha casa minha vida.
6. Instalação de agroindústrias para armazenamento, processamento e beneficiamento de múltiplos produtos, atendendo a diversidade e sazonalidade dos produtos na região.
7. Construção reforma e ampliação de creches e escolas para o ensino fundamental e médio, com transporte escolar público, gratuito e de qualidade para todas as crianças e durante todo período escolar.
8. Educação: Construção de escolas para oferta e atendimento de ensino técnico e profissionalizante nos municípios, distritos e comunidades, com aumento do quadro de professores nas escolas.