30/03/2016
Cães e gatos são vacinados contra a raiva animal em Nova Mutum Paraná
A ação foi realizada pelo DCZ/SEMUSA com apoio da Usina Jirau, através dos Programas de Conservação da Fauna Silvestre e de Saúde Pública.
  Foto: ESBR/Reprodução
Uma campanha contra a raiva animal foi realizada em Nova Mutum Paraná de 17 a 19 de março pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ). Nesse período, técnicos do departamento visitaram os moradores de casa em casa para vacinação de cães e gatos. A ação contou com o apoio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, através dos Programas da Fauna Silvestre e de Saúde Pública. Além disso, a iniciativa também manteve interface com o Programa de Comunicação Social da Usina, para a produção e divulgação de material informativo sobre o tema.

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, os programas socioambientais envolvidos nesta ação têm como meta apoiar atividades de controle e prevenção de doenças em Nova Mutum Paraná e esta parceria com o DCZ/SEMUSA vem cumprir esse objetivo. “Estamos contribuindo com a prevenção de doenças por meio da transferência de recursos, como equipamentos e insumos, para que o órgão possa executar as ações de sua competência. Neste caso, o serviço de vacinação antirrábica”, ressalta Neto.

A equipe do DCZ, composta por dois auxiliares de veterinário, vacinou os animais e entregou o cartão de vacina aos seus donos, que também receberam folhetos informativos sobre a raiva provocada por cães, gatos e morcegos. “A receptividade da população foi positiva e colaborou muito com o nosso trabalho, isso é muito importante”, destaca Saturnino Sales Araújo, da equipe de Zoonoses.

A moradora Sônia Maria Soares fez sua parte. “Há um bom tempo eu tento conseguir a vacina para o meu cachorro, mas não dava certo. Essa ação é muito boa para prevenir esses animais de doenças que podem atingir o ser humano”, recomenda a Sônia Maria.

A campanha contra a raiva animal já faz parte do calendário de Nova Mutum Paraná e nessa edição, dezenas de animais foram vacinados, confirmando o compromisso da Usina Jirau com a responsabilidade socioambiental da região onde está inserida.




 

Fonte: ESBR
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法