Rio Madeira desce quase meio metro, mas semana será de chuva
Na manhã desta segunda-feira (18), o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), registrou a profundidade de 16,96 metros, dado que tranquiliza moradores de comunidades que foram tomadas pela água.
A cheia do rio Madeira no perímetro urbano da cidade de Porto Velho e seus distritos ainda é motivo de alerta, porém, com seu recuo nos últimos dias, já está abaixo de sua cota de transbordo, que é de 17 metros.
Na manhã desta segunda-feira (18), o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), registrou a profundidade de 16,96 metros, dado que tranquiliza moradores de comunidades que foram tomadas pela água, além de diversos bairros na capital localizados nas proximidades do rio.
Em uma semana o nível do Madeira recuou quase meio metro, já que na última segunda (11) havia chegado a 17,25 metros. A Defesa Civil continua atendendo os atingidos da cheia e realizando o serviço diário de monitoramento da área afetada.
Na região do Abunã, onde fica localizada a balsa que liga a BR-364, o nível do rio é de 22,39 metros. Já em Guajará-Mirim, onde o rio chegou à tomar a pista da rodovia federal 425, a última medição do rio registrou 10,93 metros.
Porém, esse recuo não significa o fim do período de cheia, já que o serviço de meteorologia weather, aponta para um grande volume de chuva durante toda a semana.