Essa semana a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados inicia a votação da constitucionalidade da reforma da previdência.
Para medir a temperatura da pauta entre a população o Deputado Federal Léo Moraes (Podemos) resolveu fazer ume enquete em sua página do Facebook.
"Sei que não temos toda a população aqui nas redes, mas a voz de Rondônia precisa ser ouvida aqui. Por isso criamos a Caravana da Previdência: para ouvir sua opinião de forma isenta e transparente. Você é a favor da reforma da maneira que ela está proposta hoje?", pergunta o deputado.
As reações dos participantes na publicação são contabilizadas como votos.
"Lembrando que as reações são apenas uma forma de medirmos os votos, não a sua reação sobre o assunto. Comentários com sua opinião e o que você acha que precisa ou não mudar são muito bem vindos", disse ele.
A atual reforma prevê mudanças em alguns pontos, entre eles:
IDADE MÍNIMA: a idade para a aposentadoria por tempo de contribuição passaria a ser de 62 anos para mulheres e 65 para homens;
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: o mínimo passa a ser 20 anos de contribuição para todos na aposentadoria por idade, e 40 anos para aposentadoria por contribuição com recebimento de 100% do benefício;
BPC: O Benefício de Prestação Continuada (BPC) hoje é pago aos idosos e deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda (no valor de um salário mínimo) e passaria a ser pago aos 60 anos, mas no valor de R$ 400, para pessoas de baixa renda. Ao chegar aos 70 anos de idade, o idoso passaria a receber o salário mínimo integral;
APOSENTADORIA RURAL: Contribuição mínima de 20 anos para os trabalhadores rurais;
ECONOMIA: previsão de R$1 trilhão em economia.
O deputado fez ainda uma justificativa da interação "desde o início da minha trajetória política defendo e pratico mandatos participativos, com conversas com a população antes da tomada de decisão. Acredito que a política deve trabalhar com o povo e pelo povo. Em uma matéria tão importante como a reforma da previdência, não poderia ser diferente – quero ouvir a voz dos rondonienses", afirmou Léo Moraes.
Ainda de acordo com o Deputado, ao longo dos próximos dias ele irá conversar, na própria página do Facebook, sobre os principais pontos da reforma para entender a fundo a posição dos internautas sobre o assunto.