Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em Porto Velho
Serão vacinados as crianças com idades de 6 meses a 5 anos, mulheres gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, apenados, funcionários do sistema prisional, idosos e portadores de doenças crônicas
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) inicia nesta quarta-feira (10), em todas as unidades básicas de saúde (UBS), nas áreas rurais e urbana, a campanha nacional de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários.
A abertura será as 8h30 na UBS Osvaldo Piana. Serão vacinados, de acordo com determinação do Ministério da Saúde, as crianças com idades de 6 meses a 5 anos, mulheres gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, apenados, funcionários do sistema prisional, idosos e portadores de doenças crônicas (com comprovação médica).
Eliana Pasini, secretária titular da Semusa, ressalta que há vacina para todos do grupo prioritário, logo, não há necessidade de tumulto. “As pessoas que fazem parte deste grupo, não precisam ir todos de uma vez, podem ir com calma, pois a campanha vai até o dia 31 de maio, não é preciso uma correria as unidades”.
A gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, faz um alerta importante: “Professores e profissionais de saúde têm que comprovar, através de uma carteira profissional, que exercem a função. Os doentes crônicos, que já são da nossa rede, não precisam de comprovação médica, mas devem procurar a unidade em que são cadastrados”.