Cinco famílias estão desalojadas por conta do aumento do nível do rio Mamoré em Guajará-Mirim (RO), município a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho. Atualmente, o nível das águas marca 11,22 metros.
O rio Mamoré já invadiu o Porto dos Canoeiros, ruas no bairro Triângulo e até mesmo terrenos próximos da margem. Como consequência do avanço das águas, as famílias estão tendo que deixar suas casas.
Segundo a Defesa Civil, cinco famílias já foram desalojadas como medida de segurança. Os bairros mais afetados são Triângulo e Cristo Rei. O órgão tem cadastrado os moradores dessas áreas desde 2014 para posteriormente prestarem assistência.
A régua fluviométrica é monitorada diariamente, sendo registrado um aumento de cerca de dois centímetros por dia no nível da água.
A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim chegou a decretar estado de alerta no fim de janeiro, após o nível chegar a mais de 10 metros. Para o estado de alerta ser decretado, o nível deve atingir a marca dos 10,20 metros.
Até o momento, a Defesa Civil analisa que não será preciso criar um abrigo, pois a tendência, conforme o órgão, é que o nível das águas se estabilize e posteriormente passe a diminuir.
O Conselho Municipal de Defesa Civil tem dado assistência às famílias desalojadas e que uma equipe foi para Porto Velho em busca de cestas básicas e água mineral.