17/04/2019
Transformadores sucateados geram caos e apagão em Ji-Paraná
Não há uma previsão rápida de restabelecimento do fornecimento de energia em Ji-Paraná e região. A reportagem tentou contato com a Eletronorte em Rondônia, mas não foi atendida.
Uma verdadeira crise de abastecimento de energia elétrica está causando muitos transtornos para a população de Ji-Paraná e região, com um apagão que já dura dois dias. De acordo com o consumidor Edmar Gomes Ferreira, há alguns dias o fornecimento de energia elétrica na maior cidade do interior do estado de Rondônia vem sofrendo constantes interrupções, causando uma série de prejuízos para empresas e consumidores residenciais. Nos dois últimos dias as falhas no fornecimento se intensificaram, fazendo com que empresas dispensem funcionários e deixando moradores praticamente no escuro durante toda a noite.

Ainda conforme Gomes Ferreira, o problema acontece pela falta de manutenção dos equipamentos responsáveis pela distribuição de energia, pois na subestação do município existem três transformadores que são responsáveis pela recepção e distribuição da energia, sendo dois em operação e um que deveria ser reserva para eventuais problemas.

“O verdadeiro motivo da falta de energia na cidade de Ji Paraná é que a Eletronorte tem três transformadores aqui na nossa subestação, sendo que utiliza-se dois para o fornecimento de Ji-Paraná e algumas regiões, ficando um de reserva técnica. Acontece que este que fica de reserva pra eventuais problemas já faz alguns meses (quase um ano) que este transformador está estragado, precisando peças de reparação. O conserto fica em torno de R$ 200.000,00, mas o diretor da empresa e todos os responsáveis se recusam a licitar as peças para fazerem o reparo. Agora estragou mais um, e o que acontece é que o único transformador que está funcionando é insuficiente para atender à demanda toda. Então eles estão desligando um bairro e ligando outro, numa espécie de rodízio, porque não tem um transformador de reserva”, apontou.

De acordo com a Eletrobras Rondônia/Ceron/Energisa, responsável pela distribuição de energia em Rondônia, o problema de distribuição realmente existe, porém, a falha não é nos equipamentos da companhia, mas sim, em transformadores da Eletronorte, que é a responsável pera geração e rebaixamento de energia que é repassada para que a Ceron possa fazer a distribuição.

A reportagem entrou em contato com o engenheiro elétrico e gerente de manutenção e transmissão de Energia da Ceron/Energisa, Henrique Rodovalho, que confirmou o problema, dizendo que desde ontem (terça-feira, 16) está cobrando da diretoria de operações da Eletronorte em Brasília uma solução do problema e que já reportou a falha em Ji-Paraná para o Operador Nacional do Sistema, para que se tome uma providência, mas que até a manhã de hoje não havia obtido nenhuma resposta.

“Estamos com um plano de racionamento de energia elétrica em Ji-Paraná e região, com revezamento a cada duas horas, que que nenhum setor fique sem totalmente sem energia. Nós recebemos a carga de energia da Eletronorte e distribuímos conforme a demanda. Com esse problema nos equipamentos da Eletronorte, estamos recebendo uma carga baixa e fazendo o possível para atender, mas sabemos que não é o suficiente. A situação só será restabelecida quando a Eletronorte fizer o reparo do equipamento que está com problema, porém, apesar de estarmos cobrando a companhia e notificando o operador nacional do sistema, ainda não temos uma resposta, um posicionamento”, disse.

Não há uma previsão rápida de restabelecimento do fornecimento de energia em Ji-Paraná e região. A reportagem tentou contato com a Eletronorte em Rondônia, mas não foi atendida. A informação é de que as operações da empresa aqui em Rondônia são feitas a partir de Brasília.








 

Fonte: Jocenir Santanna - Diário da Amazônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法