O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI), promove nesta terça-feira (12), o “Encontro dos Promotores de Justiça com atribuições vinculadas às áreas Criminal e de Segurança Pública”.
O objetivo do encontro é discutir propostas para o planejamento estratégico das ações a serem implementadas, aumentando assim a efetividade do Ministério Público no combate à criminalidade no âmbito do Estado de Rondônia.
O encontro foi aberto pela manhã, com uma palestra do Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar – Titular da 14ª Promotoria de Justiça (2ª Titularidade) e Ouvidor do Ministério Público do Estado de Rondônia, acerca do “Crime de Feminicídio: Violência contra a Mulher”.
Em sua palestra, Héverton Aguiar explicou que a redução do feminicídio em todo país foi definida com meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) em 2016, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que pretende coletar dados para a produção de um diagnóstico dos inquéritos de feminicídio existentes nas unidades do Ministério Público brasileiro, crime caracterizado pelo assassinato da mulher simplesmente pela razão de ser mulher.
O encontro prosseguiu pela manhã com a palestra do Diretor-Geral da Polícia Técnico-Científica (POLITEC) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) do Estado de Rondônia, perito criminal Girlei Veloso Marinho, com o tema “Olhando para o futuro”, abordando os aspectos dos avanços tecnológicos na perícia criminal.
A terceira palestra do dia foi proferida pelo Perito Criminal da Polícia Técnico-Científica (POLITEC) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) do Estado de Rondônia, Cleiton Guimarães Cova, sobre o “Sistema automatizado de impressões digitais: "Prêmio Boas Ideias".
À tarde, o encontro prossegue com a palestra do Promotor de Justiça Pedro Abi-Eçab – Membro do Ministério Público do Estado de Rondônia, tendo como tema a “Investigação Criminal pelo Ministério Público: Aspectos práticos”.