Sintero convoca os trabalhadores para Greve Nacional da Educação
O ato é proposto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e mobilizará sindicatos de todo o Brasil contra o desmonte da educação.
A Diretoria Executiva do Sintero em parceria com a Regional Norte, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), convoca toda a categoria para participar da Greve Nacional da Educação, que acontecerá no dia 15 de maio (quarta-feira). O ato é proposto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e mobilizará sindicatos de todo o Brasil contra o desmonte da educação.
A mobilização tem como pauta: a falta de encaminhamento nas discussões sobre o Fundeb e o Piso Salarial Nacional dos professores, o fim da aposentadoria especial, a Reforma da Previdência, o congelamento dos recursos para educação, o corte de 30% nas verbas das Universidades Públicas e Institutos Federais de Ensino e fim dos programas e ações na Educação Básica.
A partir do dia 13 de maio, o Sintero atuará em três polos da cidade de Porto Velho para colher assinaturas para o abaixo assinado da CUT (Central Única dos Trabalhadores) contra a proposta de Reforma da Previdência (PEC 06/2019). Também, mobilizará os trabalhadores nas escolas para aderirem à Greve Nacional da Educação.
No dia 15/05 será feito pitstop em pontos estratégicos de Porto Velho, e uma caminhada pelas ruas da cidade com concentração na sede administrativa do Sintero a partir das 15h00.
Todas Regionais do Sintero estão montando programações em suas respectivas localidades para este dia de luta.
“Diante de todos esses ataques do Governo à educação pública e aos trabalhadores, convocamos a categoria para aderir à Greve Geral da Educação no dia 15 de maio. Não vamos admitir que nosso país retroceda”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.