Após uma nova pani no sistema que interrompeu a distribuição de energia na noite desta terça-feira a Eletrobras veio a público por meio de nota explicar os motivos da queda de energia. Segundo a Eletrobras, o Esquema Regional de Alivio de Carga (ERAC) foi acionado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) o que ocasionou o problema.
O ERAC é um dos mais importantes Sistemas Especiais de Proteção (SEP) tendo evitado com a sua correta atuação, conforme diagnosticado pelas análises de perturbações, diversos blecautes no Sistema Interligado Nacional (SIN) ao longo dos anos.
Quando o Erac é acionado e ocorre o corte de tensão, apenas o Operador Nacional do Sistema (ONS) pode liberar o retorno do sistema o que ocorreu por volta de 21h05.
Leia a nota na integra:
A Eletrobras Distribuição Rondônia esclarece a seus clientes que nesta terça (26), às 20h23, o ERAC – Esquema Regional de Alivio de Carga foi acionado pelo Operador Nacional do Sistema – ONS o que levou a interrupção parcial no fornecimento de energia elétrica nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto, Cacoal, Rolim de Moura, Jarú e Ji-Paraná. O sistema foi normalizado às 21h05.
As causas ainda estão sendo apuradas pelo ONS.