Deputados querem festival folclórico de Guajará-Mirim no calendário turístico
A inclusão do festival folclórico de Guajará-Mirim, conhecido como o Duelo da Fronteira, no calendário turístico de Rondônia, foi requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa.
Foto: Elienio Nascimento/Decom ALE-RO/Divulgação A inclusão do festival folclórico de Guajará-Mirim, conhecido como o Duelo da Fronteira, no calendário turístico de Rondônia, foi requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e pelo deputado Dr. Neidson (PMN). Foi apresentado Projeto de Lei (PL) no Parlamento Estadual.
Criado em 1995, o festival apresenta a disputa dos bois-bumbás Malhadinho (Azul) e Flor do Campo (Vermelho), atraindo visitantes de Rondônia, de outros Estados e da vizinha Bolívia para prestigiar os três dias de exibições dos bumbás.
“As apresentações dos bois-bumbás a cada ano chamam a atenção de mais turistas, por isso o evento precisa ser reconhecido oficialmente para que ganhe uma dimensão ainda maior”, explicou Maurão.
Tradicionalmente, as apresentações ocorrem no segundo final de semana do mês de agosto. “A intenção é de consolidar o festival no calendário de eventos turísticos de Rondônia, atraindo ainda mais visitantes para a cidade, ajudando a fortalecer a disputa dos bois e com isso ampliando a movimentação no setor de comércio e de serviços da cidade”, completou Dr. Neidson.
O presidente destacou que, ao longo dos anos, o festival foi ganhando sua identidade própria, com destaque para os artistas e artesãos da região.
“A cultura popular, o folclore são parte da história e da nossa sociedade. Neste sentido, não temos como deixar de apoiar e incentivar essa manifestação tão importante para Rondônia” finalizou Maurão de Carvalho.