De acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), até a manhã de sexta-feira (29), cerca de 1,5 milhão de bovinos e bubalinos já foram vacinados contra febre aftosa e declarados na Agência Idaron. Este número representa cerca de 30% dos animais que devem ser imunizados.
Nesta etapa de vacinação devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses, mas todo o rebanho deve ser declarado na Agência Idaron. Até sexta-feira (29) foram atendidos mais de 26,5 mil produtores rurais, proprietários de quase 29 mil propriedades rurais, sendo declarados mais de 3,7 milhões de animais.Nesta etapa de vacinação devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses
Segundo o gerente de Defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, a etapa de vacinação está ocorrendo dentro do esperado. “O número de animais vacinados é maior, mas como o produtor ainda não declarou a vacinação ele não está contado em nosso sistema”.
O gerente completa dizendo que muitos produtores preferem vacinar seus rebanhos na segunda quinzena da campanha. “Temos uma relação de confiança com os produtores rurais. Eles sempre atendem ao nosso chamado e vacinam seus bovinos e bubalinos, fazendo com que o Estado tenha um dos maiores índices de vacinação do país”.
A 40ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa segue até o dia 15 de maio, tendo até 20 de maio para fazer a declaração. A Idaron adverte que mesmo que o produtor tenha apenas animais com mais de 24 meses ele deve declarar o rebanho na Agência.
A Idaron alerta para que o pecuarista não deixe para fazer a declaração apenas na última semana. “Para evitar filas é aconselhável que o produtor faça a declaração logo após a vacinação”, ressalta o diretor Executivo, Avenilson Trindade.
Para fazer a declaração, o produtor deve levar a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho separado por sexo e faixa etária. As unidades da Idaron funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.