A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, encaminhou para o juiz Sérgio Moro o pedido de prisão de Lula e outros investigados do caso do tríplex no Guarujá. Os documentos foram despachados na última quinta-feira (28), mas a cópia digital já havia sido remetida em 14 de março para Sérgio Moro.
Em 22 de março, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou que o juiz Sérgio Moro, responsável pelo inquérito em primeira instância, enviasse todas as denúncias contra o ex-presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal, o que ocorreu após vazamentos de diálogos telefônicos do ex-presidente Lula.
Em 14 de março a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira declinou da competência para o juízo que centraliza as investigações da Operação Lava Jato.
As denúncias apresentadas pelos promotores são de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex de Guarujá envolvendo a esposa de Lula, Marisa Letícia, o filho Fábio e outras 13 pessoas. O caso é investigado pelo Ministério Público de São Paulo, em inquérito decorrente do caso Bancoop, e pelo Ministério Público Federal na Lava Jato.