Prefeitura de Porto Velho seleciona projetos culturais para o Circuito Junino
Após a data limite para entrega dos projetos, a comissão responsável terá oito dias para analisar as propostas e divulgar o resultado com os 30 classificados.
A prefeitura de Porto Velho lançou esta semana o edital de chamamento público para seleção de projetos culturais de fomento e apoio aos arraiais folclóricos que irão compor o Circuito Junino 2016. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16 de maio. Os projetos deverão ser protocolados na Funcultural, na Rua Elias Gorayeb, nº 1606, bairro São Cristóvão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Segundo o diretor de artes e cultura da Funcultural, Jackson Farias Cruz (Flamarion), serão selecionadas 30 propostas, classificadas em duas categorias - eventos de grande porte e comunitários. “Serão considerados de grande porte os projetos que possuírem mais de dez anos de execução ininterrupta; tiverem em seus registros cinco ou mais dias de execução por edição, por no mínimo dois anos seguidos; tiverem em seus registros público superior a mil pessoas por dia e possuírem local adequado para receber a estrutura, dentro dos parâmetros definidos pelo Corpo de Bombeiros Militar”, explicou. Os eventos que não se enquadram nesses requisitos serão considerados comunitários.
Após a data limite para entrega dos projetos, a comissão responsável terá oito dias para analisar as propostas e divulgar o resultado com os 30 classificados. Farias esclarece que apenas entidades organizadas e reconhecidas juridicamente (pessoas jurídicas), com CNPJ especificamente voltado para finalidade cultural é que poderão se inscrever. Para aquelas com sede nos distritos as propostas poderão ser enviadas pelos correios, desde que sejam postadas até o dia 16 de maio. Para ser classificado, cada projeto deverá somar no mínimo 100 pontos de um total de 300.
Farias também explica que não haverá repasse financeiro por parte da prefeitura, mas o município se compromete a arcar 50 grades de contenção, banheiros químicos, estrutura temporária de sonorização de médio porte, palco, iluminação cênica compatível e arquibancada com 23 metros de comprimento, sendo este último item para os projetos de grande porte. “Será emitido um decreto isentando as agremiações do pagamento das taxas”, completou o representante da Funcultural.
Conforme o calendário preparado pela Funcultural, o Circuito Junino será realizado de 27 de maio a 5 de agosto, de Calama (no baixo Madeira, divisa com o Amazonas) a Nova Califórnia, na fronteira com o Acre. “Nesses próximos dias, divulgaremos o edital para realização de quadrilhas e bois-bumbás”, finalizou.