Fernando Reis fatura ouro em Lima; Marcelo Suartz fica com a prata no boliche
Com o topo do pódio na capital peruana, Fernando é agora tricampeão pan-americano. Em Guadalajara 2011 e Toronto 2015, ele já havia conquistado o ouro na categoria acima dos 105 kg.
Grande nome do levantamento de peso brasileiro, Fernando Reis fez jus às expectativas e conquistou, nesta terça-feira (30), nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, mais uma medalha de ouro em sua carreira. Na categoria acima dos 109 kg, ele atingiu, com a soma de arranco (190 kg) e arremesso (230 kg), um total de 420 kg.
O segundo lugar ficou com o cubano Manuel Lauret (399 kg) e a medalha de bronze garantida pelo mexicano Raúl Manriquez (393 kg).
Com o topo do pódio na capital peruana, Fernando é agora tricampeão pan-americano. Em Guadalajara 2011 e Toronto 2015, ele já havia conquistado o ouro na categoria acima dos 105 kg.
Pela lesão sofrida no joelho esquerdo em dezembro passado, restavam dúvidas se Reis conseguiria competir no melhor de sua forma. Mas o resultado garantido nesta terça prova que o paulista de 29 anos continua em forma para competir.
Assista
Boliche e a prata
O brasileiro Marcelo Suartz faturou a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos no boliche nesta terça-feira (30), após perder a final para o atleta norte-americano Nicholas Pate por 190 a 189.
Com a conquista, Suartz agora soma uma medalha de cada cor em jogos Pan-Americanos. Ele já havia ganhado o bronze em Guadalajara 2001 e ouro em Toronto 2015.
O norte-americano Jakob Butturff e o porto-riquenho Jean Perez saem da disputa com a medalha de bronze.
Para chegar às finais, Suartz somou 2.772 nas etapas de classificação e avançou com o quinto melhor resultado entre os atletas.
Na disputa do todos contra todos, realizada também na manhã desta terça, o brasileiro cresceu, foi o segundo colocado, somou 4.629 pontos e avançou para a semifinal em terceiro.
Com o bronze já garantido, ele enfrentou o porto-riquenho Jean Perez e levou a melhor com o placar de 234 a 215 e seguiu para a final com o norte-americano Nicholas Pate, que havia deixado de derrubar apenas um pino na semifinal contra o compatriota Jakob Butturff.
O brasileiro começou melhor a decisão contra Pate, fazendo três strikes seguidos, mas deixou um pino de pé após as duas tentativas na quarta rodada. O norte-americano se manteve fiirme na diisputa.
Na oitava rodada, Suartz amargou um lançamento que resultou em um split, jogada em que dois pinos ficam de pé em lados opostos da pista e voltou a não derrubar todos os pinos. O mesmo aconteceu com Pate na jogada seguinte e manteve a esperança da torcida brasileira presente no local.
Na jogada decissiva, o brasileiro fez um spare e arremessou na espectativa de derrubar ao menos oito pinos para empatar o duelo. Ele derrubou sete e ficou desolado na pista.