Foto: Medeiros/PMPV/Reprodução O secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Benício, apresentou aos empresários do comércio de Porto Velho o Plano de Arborização e Paisagismo que será feito na avenida Carlos Gomes. A apresentação foi na quarta-feira (11), durante reunião na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO).
Pelo projeto, serão plantadas cerca de 65 mudas de sete espécies de pequeno e médio porte, como o ipê-roxo, jacarandá mimosa, oiti, pata de vaca, resedá mirim, cojoba e cassia imperial. Essas mudas demoram cerca de cinco anos para crescer e chegam a atingir aproximadamente de dois metros a cinco metros de altura. A proposta da Sema, além de favorecer um ambiente mais agradável visualmente para as pessoas, é amenizar a alta temperatura da cidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população.
A empresária Cida Fontes disse que a ideia da Sema é muito bem-vinda, já que a alta temperatura costuma “castigar” os portovelhenses. “Esse plano dará uma cara nova para avenida, adotaremos o exemplo das grandes cidade que já estão fazendo o melhor nas questões ambientais”, assegurou a empresária.
Segundo Edjales Benício, o plano de arborização já foi implantado nas avenidas Nações Unidas, Calama, Abunã, Campo Sales, Farquar e nas ruas Gonçalves Dias e Júlio de Castilho. O plano de arborização da Carlos Gomes, será iniciado na terça-feira (17). Ele ainda relembrou que o projeto foi feito por determinação do prefeito, Mauro Nazif, que há anos almejava a revitalização completa de muitos pontos da cidade, tanto na infraestrutura quanto arborização.
“A avenida Carlos Gomes foi recapeada recentemente e posterior a esse procedimento foi realizado a sinalização da via. Agora o município atenderá com essa ação da Sema. O plano de arborização mudará cem por cento para melhor o aspecto da avenida”, garantiu o secretário.