Diretores de escolas municipais serão indicados pela comunidade escolar
Será feita primeiramente uma consulta pública à comunidade escolar gerando uma lista tríplice. Na sequência uma prova escrita e por último a entrega de um plano de trabalho para a unidade escolar a qual pretende atuar e a apresentação deste plano à equipe da Semed.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pretende retornar a partir de dezembro deste ano com a gestão democrática em toda a sua rede municipal de ensino, modelo de gestão cuja característica principal é a indicação dos diretores feita pela própria comunidade escolar. O projeto é um retorno da política implantada por Roberto Sobrinho (PT) durante sua gestão a frente do executivo municipal.
De acordo com o prefeito Hildon Chaves (PSDB), a escolha de diretores por meio de eleição já existia em 2004, oficializada pela lei complementar Nº 196, mas em 2015 a justiça determinou que a nomeação fosse de livre escolha do poder executivo.
A prefeitura esclareceu que “o retorno não fere a determinação, mas que a escolha passará por uma consulta pública junto à comunidade escolar”.
Com a iniciativa, o prefeito vai escolher os gestores escolares através de uma lista tríplice enviada a ele por cada comunidade escolar. Todo o processo passará primeiramente pela Semed que receberá as indicações e fará o levantamento das informações sobre as mesmas.
Márcio Félix acredita que os resultados com a gestão escolar democrática serão muitos. “Isto nos ajudará a ampliar a qualidade do ensino que ofertamos no município. Conseguimos assim mais organização e um planejamento escolar mais assertivo, eficiente e imparcial”, destacou.
De acordo com a prefeitura, a chamada gestão democrática vai além da seleção dos diretores escolares. "Ela busca cada vez mais uma educação onde seja possível unir administradores, educadores, pais, alunos e toda a comunidade escolar em prol do desenvolvimento da escola e dos seus estudantes".
A secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, explicou que será feita primeiramente uma consulta pública à comunidade escolar gerando uma lista tríplice. Na sequência uma prova escrita e por último a entrega de um plano de trabalho para a unidade escolar a qual pretende atuar e a apresentação deste plano à equipe da Semed.
O mais pontuado será o diretor e na posse do mesmo ele assinará um termo de compromisso em que se compromete a cumprir todas as normas existentes, legislação local e nacional.