Tambaqui de Rondônia faz sucesso na Esplanada dos Ministérios em Brasília
Em menos de três horas mais de sete mil quilos de tambaqui assados na brasa, totalizando mais de 4 mil bandas do pescado, foram distribuídos ao público que formou filas para receber um kit do pescado com o tempero de Rondônia.
Em menos de três horas mais de sete mil quilos de tambaqui assados na brasa, totalizando mais de 4 mil bandas do pescado, foram distribuídos ao público que formou filas para receber um kit do pescado com o tempero de Rondônia em troca de um quilo de alimentos. O governador Marcos Rocha, na abertura do evento, na Esplanada dos Ministérios, na presença da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, do governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, e outras autoridades, destacou a importância das parcerias para o sucesso do “Festival do Tambaqui em Brasília”.
Supervisionado pelo secretário de Agricultura, Evandro Padovani, desde às 5h da manhã a equipe de churrasqueiros e garçons se desdobrava para que, no horário previsto, as bandas de tambaqui estivessem no ponto para serem retiradas e saboreadas. No entendimento do governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, a experiência bem sucedida de Rondônia, na produção de tambaqui em cativeiro, é um exemplo para a agricultura familiar.
O governador Marcos Rocha enfatizou que em Rondônia o tambaqui faz parte da merenda escolar, valorizando, assim, o desenvolvimento do pescado no estado, gerando emprego e renda principalmente aos pequenos e médios piscicultores.
Conforme salientou o vice-ministro da Agricultura, Marcos Montes, a ação de levar pescado para merenda escolar deverá ser incentivada e colocada em prática em outros estados. “No meu estado, Minas Gerais, o leite faz parte da alimentação dos alunos e por que não usar o peixe?”, questionou o ministro.
A ministra Tereza Cristina relembrou suas origens rurais, elogiando a ação do governo de Rondônia e da Secretaria Nacional de Pesca, na figura do secretário Jorge Seif, que foram os responsáveis pelo sucesso do festival.
Na outra ponta o governo do Distrito Federal acenou com a possibilidade de que, no próximo ano, a distribuição do pescado de Rondônia ocorra novamente em Brasília, ampliando o número de participantes.
Ao final, entusiasmado com a repercussão e cobertura da imprensa nacional, o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, elogiou a parceria formada com o setor produtivo de pescado no estado.