18/05/2016
Comissão de Saúde requer dados de pacientes que necessitam de hemodiálise
O presidente da Comissão pede os dados com intuito fiscalizatório. A recusa ou não atendimento da forma correta, no prazo de 10 dias, caracteriza crime de responsabilidade.
  Foto: Ana Célia/Decom ALE-RO/Divulgação
A Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social (Cspas), através de seu presidente, Dr. Neidson (PMN), requereu à Mesa Diretora da Assembleia para que solicite ao Poder Executivo com cópia a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o pedido de informações exatas da procedência e da quantidade de pacientes encaminhados para atendimento de hemodiálises no Estado de Rondônia.
 
O parlamentar pede por meio da Casa de Leis, as questões pertinentes aos pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica e aqueles que necessitam de atendimento para realização de hemodiálise em cada município do Estado de Rondônia e o número de pacientes atendidos, por município, e que realizam a diálise peritoneal.
 
Segundo Dr. Neidson, a pessoa portadora de insuficiência renal crônica é aquela que perdeu a função dos dois rins e apresenta sérios problemas como inchaço, cansaço, anemia, falta de ar entre outros sintomas, podendo levar o paciente a morte, caso não seja iniciado o tratamento no tempo certo.
 
Para estes pacientes, o tratamento adequado é conhecido como hemodiálise, afirma Dr. Neidson, e deve ser realizado três vezes na semana, e cada sessão dura em média 4 horas, onde uma máquina realiza a filtragem do sangue, suprindo a função dos rins, sendo este procedimento um direito de todo ser humano que sofre com a doença.
 
Esclarece também o parlamentar que este é um direito Constitucional e realizar o tratamento em paciente com insuficiência renal crônica é necessário para que o mesmo siga com sua vida dignamente, tendo a necessidade de ser realizado atendimento adequado para aquele que já sofre com a enfermidade. “Ela é grave, degenerativa e que oferece para toda família um desgaste e um drama que deve ser superado”, argumentou o parlamentar.
 
Dr. Neidson esclarece que o pedido visa exclusivamente colher informações referentes às indagações por ser de direito, como forma de fiscalizar, importando assim em crime de responsabilidade a recusa ou não atendimento da forma correta, no prazo de 10 dias, que o caso requer urgência.
 
Questionamentos
 
Os questionamentos enviados para a Sesau foram três:
 
1) Qual a procedência e a quantidade de pacientes com insuficiência renal crônica, que necessitam de atendimento de hemodiálises por município;
 
2) Quais são os centros de referência de hemodiálises para pacientes ambulatoriais e para quais municípios são encaminhados os pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica?
 
3) Quantos pacientes por município realizam diálise peritoneal?





 

Fonte: ALE/RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法