Foto: Maks rocha/Agência Imagem News/Reprodução O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lançou no último sábado (28) o livro “Anjos Azuis Operação Samu”, elaborada pelos servidores da instituição. O exemplar foi escrito por quatro autores: o médico Nestor D'Andrea, a diretora do Samu, enfermeira Mara Benedicta, a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Luciene Piedade, e o técnico auxiliar de Regulação Médica (TARM) e fotógrafo Clerisvaldo Muniz. A obra divide-se em quatro capítulos, que relatam casos e fatos inusitados vivenciados pelos profissionais.
No primeiro capítulo, Mara Benedicta relata fatos marcantes desde que ingressou no Samu no cargo de enfermeira, passando para a gerência de enfermagem e depois para a direção da instituição, cargo ocupado até o momento. “Nesse capítulo falo também do meu trabalho de mestrado, na qual sito as estatísticas do Samu 2015 até hoje, falo também da contribuição que esse mestrado deu para o município de Porto Velho. Fazer gestão não é difícil, basta ter um pouco de interesse”, conta.
O médico intervencionista do Samu Nestor D'Andrea também fala com muito entusiasmo suas experiências como médico socorrista e a importância no desenvolvimento de protocolos, de mostrar o potencial dos atendimentos quanto ao quantitativo e qualitativo. De acordo com Nestor, a ideia inicial era falar da rotina dos profissionais, porém, com o tempo, houve a necessidade de retratação fotográfica e então foi fechada parceria com o fotógrafo Clerisvado.
A coordenadora do NEP, Luciene Piedade, relata no livro sua contribuição nos projetos de educação oferecidos pelo núcleo e experiências vividas como socorrista desde que o Samu ainda era SOS Saúde. “Nesse livro mostramos como funcionam os projetos do Samu e os avanços que foram feitos nos últimos anos para a comunidade portovelhense, treinamentos das nossas equipes e também nas redes de urgência e emergência do município e outros. Portanto, esse momento é muito importante, uma satisfação fazer parte dessa obra junto com meus amigos”, retrata Luciene.
O rádio operador e fotógrafo Clerisvaldo Muniz expõe na obra seu acervo de imagens e ilustrações. “Essa é uma obra que a gente oferece a comunidade portovelhense, para saber um pouco mais sobre os serviços oferecidos pelo Samu, que muitas vezes a população tem curiosidade em saber mas desconhece, então ilustramos muito bem esse trabalho que desenvolvemos em nossa capital”, completa Muniz.
Participaram também do lançamento do livro o professor Sérgio Rodrigues, mestre em ciências da saúde, e o presidente fundador da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati) e comandante da Sociedade Mundial de Emergência e Resgate, Douglas Ferrari, ambos responsáveis pelos prefácios do livro. “O Samu de Porto Velho hoje é uma referência de amor, carinho, proteção e de esperança para sociedade brasileira. Esse livro passa ser um marco para o Samu brasileiro, fica para a história e para anais da emergência e do resgate como sendo o primeiro livro do Samu a registrar suas atividades em prol da sociedade brasileira”, finaliza Ferrari.