Com o apoio da Companhia de Operações Especiais (COE), agentes penitenciários do Presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho, fizeram uma operação na instituição, durante a segunda-feira última, e apreenderam aparelhos celulares, produtos entorpecentes, chuços, bebidas, dentre outros objetos irregulares.
De acordo com o que foi informado, a revista minuciosa foi realizada na tentativa de conter os excessos dos apenados e manter o controle interno. A operação durou pouco mais de quatro horas. A expectativa é de que a rotina das revistas possa retornar ao presídio, posto que a não realização destas põe todos em riscos, principalmente os próprios gentes penitenciários que têm contato diretos com os condenados de Justiça.
A quantidade de objetos apreendidos surpreendeu até mesmo os seguranças do presídio. Os últimos acontecimentos, desde o início do ano, principalmente conflitos entre os próprios presos, têm motivado a direção da casa a um cuidado mais direto com o ambiente dos presidiários. Dessa forma, espera-se inibir as possíveis tentativas de motins ou até mesmo acertos entre os presos.