Sem criar um novo batalhão da Polícia Militar há 23 anos, o governo de Rondônia instalou em Jaru o 8º batalhão da corporação, em ato realizado nessa segunda-feira (30), quando o governador Confúcio Moura assinou decreto transformando a Companhia Independente de Policiamento Ostensivo no novo BPM. Com a mudança, Jaru e região ganham mais 79 soldados, do total de 419 admitidos após curso de formação concluído na semana passada.
“Segurança pública é complexa e difícil de ser executada. Não depende apenas de efetivo, mas também da tecnologia e de participação da sociedade. Quero dizer a vocês que tudo que foi demandado de Jaru, e que estava ao meu alcance, foi atendido de pronto. A demora é burocrática, mas ela acontece rápido com nossa boa vontade. Vocês (dirigindo-se aos policiais) estão num município bom, extremamente próspero, de povo trabalhador, gente do bem. A bandidagem é minoria; temos de controlá-la dentro da lei”, disse o governador após assinar o decreto.
Confúcio Moura desejou sucesso aos policiais, e recomendou: “Quero todo mundo vivo, não quero que se exponham, que morram de maneira irrefletida. Quero encontrar vocês de novo, e quem sabe promovê-los a cabo e a sargento ainda no nosso mandato. Quero ver vocês estudando, prosperando, construindo família e amando o nosso estado e o município de Jaru”, pontuou.
Natural de Governador Valadares (MG), o soldado Tiago Zanski, 30 anos, disse ter há muito tempo admiração pelo trabalho policial, e a oportunidade de se integrar à carreira surgiu com o concurso em 2014. Ele pretende continuar estudando e crescendo na corporação. “Me surpreendi positivamente com a Polícia Militar de Rondônia, com os tenentes e capitães; me senti motivado a continuar na carreira, algo que não pensava antes”, declarou.
O jaruense Francisco Vitor de Moura Melo, de 22 anos, disse que sua vontade sempre foi ser policial militar. “É o que quero para minha vida. Desde o curso falei que se a Polícia Militar fosse desmilitarizada eu não gostaria mais de ser PM. Primeiramente, claro, por ser policial, e também por ser militar. Estava morando fora de Jaru, e volto agora, é uma coincidência justamente na passagem da companhia para batalhão”, disse o novo soldado.
“Enquanto estiver aqui, vou honrar a farda”, disse Luís Carlos da Rocha, natural de Itapuã d’Oeste, 25 anos. Ele disse que realiza um sonho de infância, e que passou dificuldades, inclusive financeira, para vencer todas as etapas de admissão na Polícia Militar, destacando “muito esforço nos sete meses de academia”.
O comandante-geral da PM, coronel Enêdy Dias de Araújo, que foi responsável pelo comando do policiamento militar em Jaru durante quatro anos, disse que o governador Confúcio Moura dá ao município o mesmo status das grandes cidades de Rondônia, atendendo a uma reivindicação de 12 anos. “Só temos a agradecer pela visão futurística do governador, que promove um esforço efetivo e real da segurança pública”, disse o comandante.
Segundo o coronel Enêdy, os 79 policiais militares representam um aumento de 50% no efetivo de policiais que atendem a Jaru e entorno. São beneficiadas as comunidades de Theobroma, Machadinho d’Oeste, Governador Jorge Teixeira e os distritos de Tarilândia (Jaru), Colina Verde (Governador Jorge Teixeira) e 5º BEC (Machadinho d’Oeste).
“Esse batalhão é um sonho antigo da comunidade. É oportuna sua criação. Jaru cresceu, aumentou o índice de criminalidade, de modo que esse batalhão é muito necessário, e o governador entendeu a importância”, disse o deputado federal Lúcio Mosquini.
O deputado estadual Lazinho da Fetagro considera que para a população de Jaru é uma grande conquista, é uma ação de governo de suma importância. “Na Policia Civil também houve avanço com a lotação de perito criminal em Jaru, pedido feito ao governador e também atendido. Antes, quando tinha um acidente, algo que precisava de um perito, a espera era de horas porque tinha de vir de Ariquemes”, citou.
O 8º Batalhão da Polícia Militar de Jaru está sendo comandado pelo tenente-coronel, Júlio Yago Vieira Trindade, que respondia pela Companhia Independente de Policiamento Ostensivo. O ato de criação do batalhão contou ainda com a exoneração do cargo e sua nomeação para o outro.
Ainda nessa segunda-feira, Confúcio Moura participou no quartel da PM de Ariquemes do ato de lotação de 155 novos policiais militares. O município é sede do 7º Batalhão da PM, responsável também pelo policiamento nos municípios de Monte Negro, Buritis, Rio Crespo, Vale do Anari e Alto Paraíso. Os demais batalhões da polícia rondoniense estão localizados em Porto Velho (1º e 5º), Guajará-Mirim (6º), Ji-Paraná (2º), Vilhena (3º) e Cacoal (4º).
Antes de deixar Jaru, o governador Confúcio Moura e comitiva visitaram as obras de construção da Praça Parque da Baixada, uma área de lazer, com playground e academia ao ar livre, cuja conclusão está prevista para 30 dias.