Sem festa agropecuária desde 2013, Governo de Rondônia garante retorno da exposição a Porto Velho
A exposição contará com rodadas de negócios, shows, rodeio, concurso leiteiro e diversas atrações movimentando a economia portovelhense e proporcionando à capital uma festa bastante esperada pela população.
Com a promessa de resgatar a cultura popular e promover eventos que garantam a geração de emprego e renda em Rondônia, a exemplo do que foi o Arraial Flor do Maracujá, o governo do Estado, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realiza de 2 a 6 de outubro a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica Exporporto.
Sem festa agropecuária desde 2013, quando foi realizada a última edição da extinta Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Porto Velho (Expovel), que atraía grande público, a capital estava carente de um evento voltado para esse segmento. “Outros municípios no interior do Estado promovem feiras agropecuárias, e a nossa capital não tinha, há anos. Essa era uma das reivindicações que mais ouvia”, disse o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira.
A exposição contará com rodadas de negócios, shows, rodeio, concurso leiteiro e diversas atrações movimentando a economia portovelhense e proporcionando à capital uma festa bastante esperada pela população.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
De forma inovadora, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, fez a escolha do nome através de opinião pública. O nome da feira, Exporporto, foi escolhido por meio de votação nas redes sociais. Foram mais de 10 mil comentários até o resultado final.
Em sua página, Marcos Rocha pediu participação da população para sugerir nomes, os sete mais votados seguiram para uma fase seguinte, onde dois nomes finalistas foram escolhidos: Expoporto e PHV Agro Show. Expoporto foi escolhido com 65% dos votos dos internautas
CALVAGADA
Para abertura da festa, a cavalgada está marcada para o dia 28 de setembro. Nesta edição, somente cavalos serão permitido no percurso. Esse diferencial é em concordância às recomendações do Ministério Público de Rondônia. A Cavalgada acontecerá em um novo local, tendo inicio no estacionamento do Espaço Alternativo e segue em sentido ao aeroporto, entrando na Lauro Sodré, e logo chegando no Parque dos Tanques onde acontecerá o bailão e escolha da rainha.
ESCOLHA DA RAINHA
Como todo boa festa agropecuária, acontecerá, no dia da cavalgada, a escolha da Rainha, da 1ª e 2ª princesa Expoporto durante a queima do alho, tradicional concurso de costela assada.
Para que aconteça a primeira seletiva, o governo de Rondônia convida as comitivas a selecionar e fazer a inscrição através do fone (69) 99269-0308.
PREÇOS ACESSÍVEIS
Seguindo o sucesso que foi o Arraial Flor do Maracujá, onde os comerciantes deixaram de pagar taxas administrativas para custear a estrutura da festa e que encareciam os produtos, a Expoporto acontecerá nos mesmos moldes.
Preços acessíveis à população, o mesmo praticado nos comércios, é o que garante Jobson Bandeira. “Parte do grande sucesso do Flor do Maracujá foi os valores praticados na praça de alimentação, o sucesso de vendas mostram isso. Todos os permissionários participarão de um chamamento público para que possam utilizar do espaço”, disse.