O Seminário Investe Turismo com o objetivo de apresentar as ações e projetos do Programa Investe Turismo, assim como linhas de crédito e mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística.
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae, Fecomércio, Embratur e Ministério do Turismo realiza, na próxima segunda-feira (21), às 8h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, o Seminário Investe Turismo com o objetivo de apresentar as ações e projetos do Programa Investe Turismo, assim como linhas de crédito e mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística.
Em Rondônia, dois municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim, foram selecionados pelo Programa Investe Turismo e, com isso, estarão aptos a receber recursos do Ministério do Turismo (Mintur).
As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho, que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras.
O seminário acontecerá durante todo o dia 21, com inicio as 8 horas e término as 18 horas (com intervalo para almoço). Vários painéis e programas serão apresentados durante todo o dia.
“Participamos do Seminário Investe Turismo realizado em Manaus e, lá, abordamos o ministro do Turismo e solicitamos que Rondônia também fizesse parte da programação, uma vez que temos dois municípios selecionados pelo Programa. O ministro Álvaro Antônio concordou com nossa reivindicação, o que vai se materializar na próxima segunda feira no Teatro Guaporé” disse Gilvan Pereira, superintendente da Setur.
O programa é baseado em quatro eixos primordiais: fortalecimento da governança, melhoria e qualificação dos serviços turísticos, promoção do destino e atração de investimentos.
O Sebrae em Rondônia será o gestor do projeto em nível estadual, contando com o governo de Rondônia, e com a principal parceria da Setur.
Entre os objetivos estão a criação de uma rota turística para operação pelos atores do turismo, além de qualificação de empresas, sejam Microempreendedores Individuais, Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte.