26/11/2019
Euro Tourinho, um dos jornalistas mais antigos do Brasil, morre aos 97 anos em RO
De acordo com Lúcio Albuquerque, o velório está previsto para ocorrer perto da Catedral de Porto Velho a partir das 1h de terça-feira (26). Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o sepultamento. Euro deixa 9 filhos.
Considerado um dos jornalistas em atividade mais antigos do Brasil, Euro Tourinho morreu na noite desta segunda-feira (25), em Porto Velho, aos 97 anos. Uma das netas do comunicador, Euma Tourinho, confirmou a morte do avô em uma publicação no seu perfil pessoal no Facebook.

Segundo o jornalista Lúcio Albuquerque, Euro, que era seu amigo, estava internado em um hospital particular de Porto Velho, mas não resistiu e faleceu por volta das 19h. Ainda não se sabe a causa da morte, mas, segundo um familiar, o jornalista tratava uma pneumonia.

"Meu avô Euro Tourinho desencarnou às 19h. Aqui com um dos seus melhores amigos. Almino Afonso, cuja amizade de mais de 80 anos, nos ensina muito sobre lealdade, dedicação e amor a vida. Meu avô viveu plenamente com generosidade e leveza todos os dias de sua vida. Deixa muitos ensinamentos sobre ética, moral, união, amizade, honestidade e alegria de viver. Jamais o vi alterar a voz com quem quer que seja. Era um homem generoso. Com todos. E humilde, como só os sábios são. Vovô Euro, siga em paz. O céu deve estar em festa. Agradeço a Deus pelos seus 97 anos dos quais 48 eu pude te-lo como avô. Eu te amo. Pra sempre, em todas as vidas", disse Euma.

De acordo com Lúcio Albuquerque, o velório está previsto para ocorrer perto da Catedral de Porto Velho a partir das 1h de terça-feira (26). Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o sepultamento. Euro deixa 9 filhos.

Trajetória

Tourinho era considerado um dos jornalistas em atividade mais antigos do Brasil. No total, foram 63 anos dedicados à profissão. Já foi homenageado e serviu de tema para um livro.

Durante sua trajetória, o jornalista já viajou quatro meses para sair de Mato Grosso até Manaus (AM), trabalhou em seringal e entregou um jornal para o ex-presidente do país Juscelino Kubistchek. Também ficou conhecido por nunca esquecer a máquina de fotografar.

Natural de Corumbá (MT), Tourinho cresceu em Santa Fé, no antigo Território do Guaporé, hoje conhecido como Rondônia. Os pais vieram para o Norte após uma briga por terras.

"Meu pai foi pego em uma emboscada. Minha mãe se desesperou. Um dia, ele foi chamado para ser agente fiscal no norte do Mato Grosso e ela disse que era de Deus", relembrou o jornalista em 2016.

Tourinho foi diretor do extinto Jornal Alto Madeira, que abriu as portas em 1912, em Porto Velho. Ele entrou como repórter e virou diretor anos depois. Assim que voltou para a capital, fez amizade com jornalistas do jornal, que na época integrava o grupo Diários Associados, cujo dono era Assis Chateubriand.

"Tive que tirar dinheiro de poupança para manter o jornal até os 100 anos. Não tinha graça deixar ele atuar só até os 99 anos. Não é um número legal", disse em 2018.

O jornalista também esteve na abertura da BR-364, na época conhecida como BR-29, na década de 1960. O ex-presidente Juscelino Kubistchek veio para o evento derrubar a última árvore em Vilhena (RO), região do Cone Sul, para autorizar a construção da rodovia, junto com 70 jornalistas e três cinegrafistas.

Tourinho levou um exemplar do Alto Madeira para JK e se debateu para que o presidente pegasse o jornal – e conseguiu. Entregou o Alto Madeira e participou de uma cobertura "emocionante". A rodovia significava a possibilidade de Rondônia ao resto do país, já que na época só se chegava ao estado por meio de navio.

Cada ciclo de desenvolvimento do estado foi devidamente registrado por Tourinho. A migração de trabalhadores para trabalhar na construção da EFMM, a exploração de cassiterita e a abertura da estrada para Guajará-Mirim (RO) foram relatadas e arquivadas por ele.

No ano passado e com apoio da neta Euma Tourinho, Euro abriu, aos 96 anos, um canal no YouTube para registrar as lembranças que o jornalismo lhe deixou ao longo de sua carreira – além de muito conhecimento.

74 anos de casamento

Euro Tourinho foi casado por 74 anos com Maria Kang Tourinho. Ela faleceu aos 89 anos em 2017, vítima de uma parada cardíaca. Um dos filhos do casal contou que Maria chegou a sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Maria chegou a Rondônia na década de 40, no fim do segundo Ciclo da Borracha, pois o esposo morava em um seringal em Jaci-Paraná e precisou vir para o estado. Após se acomodarem, Maria se tornou servidora pública estadual, exercendo a função de contadora por 46 anos.

Em uma entrevista em 2014, Maria Kang falou sobre o amor a profissão. "Só deixei de trabalhar porque disseram: 'Maria, de amanhã em diante a senhora não vem mais'. Eu não chorei porque tenho sangue de chinês e aguentei, mas não queria parar", declarou na época.

O início da história de amor do casal começou em Manaus, em mais um desses encontros do acaso. Maria Kang tinha apenas 15 anos quando conheceu Euro. Ele havia saído de Porto Velho para estudar em um colégio da capital amazonense, e durante esse período foi convocado para o Tiro de Guerra, instituição do Exército que formava reservistas.

Com o acumulo de funções precisou de um local para se alimentar entre as atividades. O estabelecimento escolhido foi o restaurante do chinês Kang, pai de Maria. Com o tempo eles se aproximaram aos poucos e começaram a namorar, até se casarem em 1943. Euro e Maria comemoram Bodas de Vinho em dezembro de 2013.

Homenagens

Nas redes sociais, admiradores de Euro Tourinho lamentaram a morte do jornalista pioneiro.

"Vá em paz, mestre Euro Tourinho!

Nascido no dia 17 de janeiro de 1922, na cidade de Corumbá-MS, falece em Porto Velho, o Jornalista Euro Tourinho. Um verdadeiro pioneiro de Rondônia. O céu vai receber hoje mais esse comunicador fenomenal, que escreveu em suas linhas de vida, milhares de casos, informações e história desse pedaço da Amazônia. QUE DEUS O LEVE PARA O BOM DESCANSO e que sua família tenha forças nessa hora difícil. Amém!", disse um usuário.

"Sr. Euro Tourinho. Descanse na paz do nosso criador. Obrigada pela sua amizade, carinho, respeito. Nossas conversas sempre era divertida e cheia de alegrias. Meus sentimentos à todos da família Tourinho", lamentou uma internauta.








 

Fonte: G1 RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法