Polícia Militar monta estratégia para desencadear a Operação Fim de Ano Seguro, com reforço do efetivo
Conforme alerta feito pela Polícia Militar, é preciso que as pessoas redobrem a atenção com a segurança, principalmente, nas áreas de comércio que recebem grande fluxo nesta época do ano, inclusive, devido à maior circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário.
Com o objetivo de reforçar a presença do policiamento ostensivo no período em que ocorrem as duas das mais tradicionais festas do calendário brasileiro: o Natal e o Réveillon, a Polícia Militar do Estado de Rondônia montou estratégia visando intensificar ações preventivas e repressivas que serão desencadeadas no período de 16 de dezembro deste ano a 5 de janeiro de 2020, em todo Estado. A Operação Fim de Ano Seguro será lançada no dia 16 de dezembro, às 8 horas, em frente ao Comando-Geral da PM, com foco em proporcionar e ampliar sensação de segurança pública, através das medidas planejadas.
Conforme alerta feito pela Polícia Militar, é preciso que as pessoas redobrem a atenção com a segurança, principalmente, nas áreas de comércio que recebem grande fluxo nesta época do ano, inclusive, devido à maior circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, o que exige um incremento do policiamento. Por esse motivo, a Polícia Militar estará empregando todo o efetivo de Unidades Administravas e órgão da administração pública em reforço ao efetivo operacional já existente, garantindo ainda mais tranquilidade aos cidadãos com acréscimo desses policiais nas ruas.
Furtos, roubos, estelionatos e as famosas saidinhas de banco são crimes recorrentes que podem ser evitados dependendo do planejamento que a pessoa faz desde quando sai de sua residência até o momento que retorna, tais como: o caminho que vai tomar, onde vai estacionar o carro, onde vai descer e atenção redobrada ao fechar o veículo, cuidados com celular e bolsa.
As estratégias montadas pela PM incluem pontos de estacionamento em locais e horários de grande circulação de pessoas; bloqueios em locais críticos; atividades com grande quantidade de efetivo policial, atuação programada de ocupação de pontos estratégicos, podendo ser integrada, em locais críticos; policiamento ostensivo a pé e policiamento motorizado. Além disso, as rondas e atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente nas áreas residenciais, nos bairros dos municípios rondonienses.
Conforme definido pelo comandante-geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, a Polícia Militar realizará a Operação Fim de Ano Seguro visando proporcionar um período de festejos de final de ano e comemorações com elevada sensação de segurança para a comunidade rondoniense, tendo como meta a redução dos índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio, em relação ao mesmo período no ano anterior.
A estratégia da Polícia Militar foi dividida em duas fases: a primeira no período de 16 de dezembro a 5 de janeiro; e a segunda de 6 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante as festas de Natal e ano novo, há ocorrências de acidentes que ocorrem devido ao exagero na bebida alcoólica. Para evitar abusos de direção e álcool, a Operação Fim de Ano Seguro também traz o reforço nas operações de trânsito e da “Lei Seca’ que deverão ser intensificadas e conjugadas com ações através de efetivo recebido em reforço na Capital e interior.
Todas as ações e operações devem ter como foco a preservação da vida, da dignidade humana e proteção do patrimônio das pessoas. Para tanto, estão também previstas operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Detran e secretarias municipais de Trânsito.
DICAS IMPORTANTES
Conforme alerta feito pela Polícia Militar, neste período do ano é fundamental adotar alguns cuidados no intuito de garantir a segurança. A época é de maior circulação de dinheiro, somado ainda ao aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção de cada pessoa. Veja algumas dicas de segurança:
Para maior segurança, leve sempre uma companhia na hora de fazer as compras;
Prefira pagar com cartão, para que não precise levar grandes quantias em dinheiro;
Prefira realizar compras durante o dia;
Evite deixar a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada;
Cuidado ao retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento, etc;
Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
Desconfie de empurrões ou esbarrões;
Evite manusear ou contar dinheiro nas ruas ou em público;
Jamais conte dinheiro nas portas das agências bancárias, visando evitar a saidinha de banco;
No caso de furto ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, jamais reaja! Comunique imediatamente à Polícia Militar.