Governo do Estado projeta 2020 como o ano promissor para o turismo em Rondônia
O foco principal é o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Rondônia e, consequentemente, demonstrar a atividade como grande oportunidade de geração de emprego e renda.
Vale das Cachoeiras, Morro Chico Mendes e Parque Natural. Para muitas pessoas, esses lugares devem ser em outros Estados. Mas, ao serem mencionados nomes mais conhecidos como Forte Príncipe da Beira, Festa do Divino, Memorial Rondon e tantos outros, todos irão saber perfeitamente que tratam-se de potenciais pontos turísticos que existem em Rondônia. Com o fomento do setor, o Estado vê crescer as perspectivas de impulsionar as rotas turísticas. Ações estão sendo praticadas, a exemplo do Seminário de Empreendedorismo em Turismo Receptivo e Governança, realizado através de uma iniciativa do Governo do Estado, Sebrae (nacional e regional) e Fecomércio, como uma das ações do Projeto Investe Turismo Rondônia.
O evento aconteceu na tarde de quarta-feira (11), no Salão Nobre Rosilda Shockness (Palácio Rio Madeira), em Porto Velho, com a presença de instituições, empresas e representantes de municípios que estão focados em desenvolver o turismo. O superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, chegou a definir o turismo como ferramenta fantástica para desenvolver o Estado e decreta que 2020 será o ano do setor no Estado com a visão de impulsionar as ações com medidas práticas contando com parcerias que visam melhorar e ampliar a implantação de empreendimentos turísticos.
O Seminário de Empreendedorismo em Turismo Receptivo e Governança trouxe aos presentes um leque de informações e experiências transmitidas pelos palestrantes, tais como o secretário Municipal de Turismo de Nobres/MT, Daniel Martins – que compartilhou o sucesso de seu município, que vem conseguindo grandes resultados com o ecoturismo; do diretor geral e proprietário da Agência de Receptivo de Roraima, Joaquim Magno – que atua comercializando pacotes inclusive para o Monte Roraima; do coordenador de Turismo do Sebrae Amazonas, Carlos Fábio Souza – que trouxe na bagagem uma experiência e atuação na cadeia produtiva do turismo, abordando as vantagens de uma governança forte, mobilizada e com propósito.
O foco principal é o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Rondônia e, consequentemente, demonstrar a atividade como grande oportunidade de geração de emprego e renda.
“O intuito é fazer com que as empresas se interessem na comercialização do turismo do nosso Estado de Rondônia. O rondoniense precisa conhecer Rondônia e isso vai acontecer a partir do momento que a gente souber o que nós temos de grandioso aqui como as belezas naturais. Isso poderemos resolver com empresas vendendo os pacotes turísticos e atrativos turísticos. Queremos que novos empreendedores conheçam também esse potencial e percebam o quanto as empresas podem se fortalecer economicamente. É preciso olhar com mais atenção para o empreendedorismo do turismo receptivo que é receber o turista e fixarmos a ideia de preparar toda uma estrutura para receber turistas e conseguir aproveitar as coisas boas e as melhores que temos de atrativo”, argumentou o superintendente, lembrando de medidas desenvolvidas como a capacitação visando a Qualidade no Atendimento Turístico e Monitor de Turismo.
Para o superintendente, o seminário trata exatamente o empreendedorismo no turismo receptivo e deixou claro que as portas se abrem destacando parceria com as empresas, Sebrae, Fecomércio e todos que queiram empreender de forma turística dentro do estado de Rondônia. “Estamos trazendo experiências de secretários e empresários de outros estados apresentando a possibilidade de Rondônia crescer economicamente através do turismo por se tratar de um Estado rico e forte de belezas naturais. Nossas cachoeiras, a pesca esportiva, nossos rios, mas, o que falta é comercializar e nada melhor do que trabalhar com empreendedorismo. O estado de Rondônia está acreditando nessa força do turismo de segmento. Estamos mostrando projetos que deram certo em outras localidades, como é o caso de Nobres/MT, uma cidade que mudou através do turismo, ou seja, uma cidade que quase dobrou o orçamento por causa do desenvolvimento do turismo”, reforçou Gilvan Pereira.
O superintendente da Setur reforça que o governo do Estado também é uma peça fundamental para que o turismo desenvolva alinhando estratégias para impulsionar o turismo, na certeza de que o setor é um importante pilar de desenvolvimento econômico. “O governador coronel Marcos Rocha tem olhado com muita importância para o setor, e destacando sempre a grande potência do nosso estado de Rondônia”, disse o superintendente.
Gilvan destaca, inclusive, que nesta sexta-feira, 13, o governo do Estado vai apresentar o Programa Viaja Mais Servidor e a Plataforma Rondônia Tem Tudo – desenvolvida para ter os principais pontos turísticos dos 52 municípios de Rondônia. Esse site vai servir como um guia online e pretende mostrar roteiros, destinos turísticos, as riquezas naturais, culturais e históricas.
O Projeto Investe Turismo Rondônia é baseado em quatro eixos primordiais: fortalecimento da governança, melhoria e qualificação dos serviços turísticos, promoção do destino e atração de investimentos. O evento, segundo destacou o superintendente da Setur, é apenas um dos vários que serão realizados com intuito de oportunizar as agências de turismo e empresas ligadas ao setor a visualização do segmento como uma atividade totalmente rentável, buscando novos negócios, empregos e consumidores.
Durante o evento, foi reforçado que o Sebrae se coloca realmente na posição de defender o turismo e trabalhar para impulsionar o setor, garantindo geração de renda e relação de emprego.