O objetivo é alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a procura pelos serviços de saúde e mobilizar profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim o diagnóstico precoce.
Nesta terça-feira (7), em Rondônia, é comemorado o Dia Estadual de Mobilização para o Controle de Hanseníase e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em conjunto com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a ONG Holandesa NHR, realizam campanha para conscientizar a população sobre sinais e sintomas da doença.
O objetivo é alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a procura pelos serviços de saúde e mobilizar profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades
Em 2019, foram diagnosticados 67 novos casos da doença em Porto Velho. Esse dado colocou a capital rondoniense dentro da classificação de alto risco com 13,1 para cada 100 mil habitantes segundo os indicadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que considera controlado áreas com registros de 10 ou menos casos para cada 100 mil pessoas.
SINTOMAS
A hanseníase é uma doença crônica infecciosa, causada pela bactéria mycobacterium leprae (bacilo de Hasen) e seu alto potencial de transmissão pode infectar vários indivíduos, causando ou não distúrbios que podem atacar a pele e os nervos periféricos, ocasionando incapacidade e deformações cutâneas. A hanseníase tem tratamento e cura e as deformidades podem ser evitadas se forem diagnosticadas precocemente.
“A Hanseníase tem cura, qualquer sinal ou sintoma da doença podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Nosso município tem uma equipe de referência na Policlínica Rafael Vaz e Silva”, avisa a enfermeira Albanete Mendonça, que atua na coordenação municipal ao lado da coordenadora de combate a Hanseníase, Sheila Sarmento.
Lesões e manchas na pele com alteração da sensibilidade ao toque e dor; comprometimento dos nervos periféricos, perda do sistema locomotor e espessamento da pele; diminuição dos pelos e suor; sensação de formigamento e fisgadas;
redução ou ausência de força muscular no rosto, mãos, pés, orelhas e nariz e nódulos (caroços) dolorosos e avermelhados no corpo são os sintomas mais marcantes.
CAMPANHA
O Programa Municipal de Controle da Hanseníase da Prefeitura de Porto Velho desempenha ações com capacitação em Estratégia de Saúde da Família (ESF) que visa atualizar profissionais por meio de fóruns e seminários, além de realizar mutirão de atendimento nos distritos.
Devido ao cenário atual em decorrência da pandemia (Covid-19), todas as ações referentes à data serão realizadas de acordo com as medidas de segurança respeitando o distanciamento e evitando aglomerações. A campanha acontece também através das mídias sociais com ações educativas que busca identificar casos ativos.