Prefeitura cadastra interessados no serviço Família Acolhedora
O Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) constitui uma modalidade de acolhimento não institucionalizado que visa à proteção integral de crianças e adolescentes que foram afastadas temporariamente de sua família de origem.
A secretaria municipal de Assistência Social e Família (Semasf), via serviço Família Acolhedora, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), iniciou nesta terça-feira (14), cadastro para interessados em participar do serviço Família Acolhedora.
O Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) constitui uma modalidade de acolhimento não institucionalizado que visa à proteção integral de crianças e adolescentes que, por algum motivo, foram afastadas temporariamente de sua família de origem, pais ou mesmo da família extensa – avós, tios, irmãos e primos.
Esta modalidade de acolhimento tem por objetivo garantir proteção integral aos acolhidos através da colocação em famílias que, voluntariamente, se disponibilizam a acolherem provisoriamente crianças ou adolescentes.
As famílias se dispõem a receber em seu seio familiar uma dessas crianças ou adolescente por um período pré-determinado, sendo acompanhados de forma sistematizadas pela equipe técnica do serviço e dos órgãos como: Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, além dos conselhos tutelares de direito.
O serviço em Família Acolhedora evita na vida da criança e adolescente danos da institucionalização que vão desde sentimento de tristeza e rejeição, até atrasos no desenvolvimento cognitivo e da ordem de laços sociais.