24/08/2020
Estudante da rede estadual de ensino integral publica primeiro livro infanto-juvenil em Rondônia
A criação do livro foi iniciativa da própria estudante, com o incentivo dos pais. A escola apoiou na divulgação e publicidade do lançamento, por meio das redes sociais da escola e da Coordenadoria Regional de Educação.
Uma adolescente de 15 anos, do primeiro ano do ensino médio, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Heitor Villa-Lobos, se destaca na literatura e lança seu primeiro livro. “Um Instante Inesperado” é o primeiro romance infanto-juvenil publicado da autora Lairy Martinho, no município de Ariquemes. Lançado este mês no VI Festival da Unir Arte e Cultura On-line, o livro versa sobre uma jovem lidando com seus medos, enfrentamentos e desejos.

A criação do livro foi iniciativa da própria estudante, com o incentivo dos pais. A escola apoiou na divulgação e publicidade do lançamento, por meio das redes sociais da escola e da Coordenadoria Regional de Educação.

Para a gestora do colégio Heitor Villa-Lobos, Patrícia Pires Cherque, por funcionar em tempo integral, com carga horária ampliada, a escola sempre foi motivadora nas práticas educativas, como a leitura, até mesmo diante a pandemia da Covid-19, trabalhando com aulas remotas. Ela ainda explana que a leitura traz um universo de descobertas para as pessoas em qualquer idade. Para o jovem, contribui ainda mais no enriquecimento do conhecimento adquirido e agrega uma gama de sentimentos e emoções. Sendo uma excelente experiência transformadora.

Lairy lê muito, mas confessa que ainda tem inúmeros livros na estante, que ainda não teve a oportunidade de ler, deixando claro, que não é uma pessoa de recusar a chance de folhear as páginas de um livro. Para a estudante, a leitura permite sensações indescritíveis, conhecimentos novos e muitas possibilidades, mas que acima de tudo, permite que as pessoas sejam mais críticas e menos ignorantes.

A mãe da aluna, Lucimar Martinho, sempre motivou a leitura dentro de casa e relata que desde muito cedo a filha fazia leitura e, conforme foi crescendo, buscou continuamente comprar bons livros para presenteá-la. Ao falar sobre a importância da leitura dentro de casa, ela exalta: “É de suma importância a leitura no ambiente familiar, pois as experiências que a criança vive, têm grande influência no seu desenvolvimento, além de estabelecer laços afetivos. Assim, desde cedo a criança desenvolve o comportamento leitor”.

Sobre o desenvolvimento da escrita, Lairy afirma que é um processo divertido, porém cansativo. Alguns dias são inspiradores, noutros a criatividade some e a inspiração pega férias. “Escrever um livro era meu maior sonho, porque eu queria deixar a minha marca no mundo de alguma forma e se essa forma fosse escrevendo, então estava tudo perfeito. Já li uma frase que dizia mais ou menos assim: ‘mesmo quando um autor morre, ele continua vivo, porque não importa o tempo que passe as palavras sempre estarão ali, transmitindo sentimentos’”, conclui.

Para quem tem o mesmo sonho de escrever um livro, a estudante inspira, “não desista e não acredite em quem disser que você não vai conseguir, que não sabe escrever. Diga para si mesma que você é capaz, porque tudo em que acreditamos se tornam a nossa verdade. É o que realmente motiva”, finaliza.

O LIVRO

“Já conheceu alguém e se viu em outra dimensão? Onde só existe você e aquela outra pessoa? Talvez… Tenha me sentindo assim hoje. Queria entender isso, sabe?”, trecho do livro “Um Instante Inesperado”.

“Um instante inesperado” é um romance infanto-juvenil com 173 páginas no total e 28 capítulos, que conta a história de Marilu, uma adolescente sonhadora e indecisa que deseja um final feliz de uma história de amor, mas subitamente, não sabia como agir quando tudo o que ela acreditava ser o início desse conto de fadas parece desmoronar em sua frente.

Depois de uma desilusão amorosa dolorida, ela está emprenhada em reconquistar o ousado garoto que despedaçou seus sentimentos sem piedade.







 

Fonte: Com informações da Secom - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法