Com chapa única a nova diretoria do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DO ESTADO DE RONDÔNIA (SINTEEP) foi eleita e empossada no último dia 05 de janeiro de 2021, a cerimônia de posse ocorreu no mesmo dia da assembleia de eleição em Porto Velho.
Encabeçada pelo presidente da junta governativa, Luizmar Oliveira das Neves, a nova diretoria firmou o compromisso de organizar, lutar e avançar nas conquistas, assim garantindo os direitos dos trabalhadores em educação dos estabelecimentos particulares de Rondônia.
O SINTEEP foi fundado em 1992, no final de 2010 houve uma desassociação e assim criando-se uma nova entidade chamada SINDICATOS DOS PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DO ESTADO DE RONDÔNIA (SINPRO-RO) que passou a representar os professores das faculdades particulares de Rondônia, nesta desassociação houve grande enfraquecimento da luta para os trabalhadores.
A nova diretora do SINTEEP-RO informa que já está em curso o processo de FUSÃO, que é a união das duas entidades SINPRO e SINTEEP, para voltar o que era em 2010 e assim fortalecer as duas entidades, principalmente o SINTEEP que não tem estrutura montada para a sua categoria.
Compromissos firmados
“É uma grande satisfação esta eleição, pois significa o reconhecimento do trabalho realizado desde a mobilização dos trabalhadores para coleta das assinaturas da ação no Ministério Público do Trabalho (MPT), até a vitória na Junta Governativa que culminou na realização de novas eleições. A categoria nos conduziu ao cargo e, por isso, firmamos o compromisso de não medir esforços para garantir aos trabalhadores em educação da rede particular, por meio de muita luta, melhores salários, melhores condições de trabalho e tudo que permita aos trabalhadores uma melhor qualidade de vida. Quando fomos eleitos já estávamos cientes do desafio e estaremos firmes na luta e iremos fazer o possível para que eles sejam valorizados e que tenham seus direitos respeitados”, disse o presidente eleito Luizmar Oliveira das Neves.
Diante da pandemia e do futuro incerto depois da crise, o presidente do SINTEEP, considera que os próximos anos serão difíceis para todos os sindicatos e entidades que defendem os direitos dos trabalhadores.
“Os próximos anos serão desafiadores, mas a categoria dos trabalhadores em educação dos estabelecimentos particulares vai conseguir estar à frente e fazer as lutas necessárias para que a gente consiga manter todos os nossos direitos, a Convenção Coletiva de Trabalho e a mobilização em defesa da categoria”, ressaltou Luizmar.
Alinhado ao discurso de Luizmar, o presidente Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Centro-Norte (FETRAEEP), Marcelo reafirmou o importante trabalho das entidades para proteger a saúde e o direito dos trabalhadores em educação privada durante a crise causada pela Covid-19.
Os trabalhadores ou as instituições de ensino podem entrar em contato com o sindicato para sanar as dúvidas e resolver quaisquer problemas que possam existir, o canal de comunicação pode ser realizado via e-mail:
presidente@sinteep.org ou por telefone: (69) 3223-2777