Município estuda implantação de transporte coletivo rural em linhas vicinais
Os pesquisadores do DTR querem saber com que frequência os moradores se deslocam, o tempo médio de viagem, meios de transportes utilizados para deslocamento e faixa etária.
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta semana uma pesquisa para saber a viabilidade da implantação do transporte coletivo rural nas linhas vicinais que interligam as comunidades do Médio e Baixo Madeira ao centro urbano da capital.
Equipes do Departamento de Transportes (DTR) da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) farão a consulta aos moradores das comunidades de São Carlos, Aliança, Agrovila do Rio Verde, Bom Será, Cabeça Branca e Cujubim. Os moradores também podem responder virtualmente ao questionário.
"Queremos conhecer as necessidades dos moradores destas regiões e traçar soluções que atendam da forma mais digna possível", afirma Ronaldo Flores, secretário da Semtran.
Os pesquisadores do DTR querem saber com que frequência os moradores se deslocam, o tempo médio de viagem, meios de transportes utilizados para deslocamento e faixa etária.
"A regulamentação dessas linhas vai facilitar a circulação de pessoas das zonas rurais até o centro urbano de Porto Velho. Muitos dos que vivem nestas localidades não possuem transporte e se deslocam para ir ao médico, trabalhar ou simplesmente por lazer. A implantação de uma linha aumentará a integração entre as regiões", explica a diretora do DTR, Rosana Matos.
Já está aberto o Chamamento Público 001/2021 para contratação da empresa de ônibus que ficará responsável pela prestação do serviço nessas comunidades.
O link da pesquisa para Os moradores de São Carlos, Aliança, Agrovila do Rio Verde, Bom Será, Cabeça Branca e Cujubim podem participar da pesquisa clicando aqui.