Porto Velho retoma imunização de pessoas agendadas com mais de 40 anos
De acordo com a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para esta sexta-feira estão disponíveis duas mil doses da vacina contra a Covid-19.
Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Porto Velho retoma a vacinação de primeira dose para pessoas com mais de 40 anos que efetuaram o cadastro e foram agendadas pelo SASI. A imunização acontece no Campus I da Faculdade Uniron, das 9h às 16h.
De acordo com a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para esta sexta-feiraestão disponíveis duas mil doses da vacina contra a Covid-19.
A imunização ficou interrompida na capital na quinta-feira (1) por falta do imunizante para aplicação da primeira dose.
Doses de AstraZeneca e Pfizer chegaram ao estado, mas uma mudança no metódo de distribuição atrasou a divisão. A mudança foi solicitada pelos próprios municípios, mas o Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), não oficializou o pedido de mudança, o que impede a divisão das doses por regionais e consequentemente por cidade.
Com a mudança, o critério de divisão deixará de ser pelo tamanho dos grupos prioritários, como era feito até então, conforme determinação do Ministério da Saúde. A pedido do Cosems, a partir de agora a divisão levará em conta o total da população de cada cidade. Segundo a Agevisa, como o censo do IBGE é de 2010 e está desatualizado, será levado em conta a expectativa populacional de 2020 feita pelo instituto.
A capital pediu a antecipação de doses da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), com isso a capital conseguiu retomar a vacinação.
A gerente de Imunização, Elizeth Gomes, reforça que, quem está no período de receber a segunda dose do imunizante, deve procurar o ponto de vacinação. “A população que já recebeu a primeira dose, deve ficar atenta à data de retorno marcada no cartão de vacina. É importante concluir o ciclo de vacinação e garantir a imunização”, reforçou Elizeth Gomes.