Quase 3 mil pessoas foram imunizadas em drive-thru na Base Aérea de Porto Velho
De acordo com o Divisão de Imunização da Semusa, quase 800 pessoas imunizadas com a CoronaVac não retornaram para concluir o processo de imunização contra a Covid-19.
A população com mais de 38 anos, agendada pelo aplicativo SASI, foi o público-alvo do drive-thru de vacinação contra a Covid-19 realizado neste domingo (4) na Base Aérea de Porto Velho. A ação, organizada pela Prefeitura de Porto Velho com ajuda da Base Aérea, teve grande participação popular. Com o apoio de 460 voluntários, quase 3 mil pessoas foram imunizadas das 9h às 18h.
A mobilização contou com a participação do vice-prefeito Maurício Carvalho: "Estamos aqui aguardando os portovelhenses para se vacinarem, porque vacina eficaz é vacina no braço", atentou o vice-prefeito.
Josilene Roberta Laurindo, de 38 anos, uma das primeiras a ser imunizada, falou da sensação: "Estou muito feliz de receber a vacina, é muito importante que todos se vacinem para ficarmos livres desse vírus", afirmou.
O motociclista e auxiliar de almoxarifado, Edmilton Cícero Martins Vieira, não perdeu tempo, fez o cadastro através do aplicativo SASI e recebeu a notificação de agendamento com horário e local: "É uma emoção boa estar aqui para receber a vacina, fiz o cadastro e recebi o agendamento. O único jeito de acabarmos com essa pandemia é se vacinando", disse.
O comandante da Base Aérea de Porto Velho, coronel aviador Paulo Cezar Fischer da Silva, ressaltou a importância da parceria: "Para nós da Força Aérea Brasileira aqui em Rondônia é um orgulho e uma satisfação poder ceder nossa estrutura, nossa mão de obra, nosso pessoal, em uma demanda tão importante para a sociedade", relatou.
No fim de semana todo foram vacinadas quase 5 mil pessoas: cerca de 1.500 no sábado, com trabalho de 200 voluntários, e mais os distritos de Nova Mutum, Abunã, Nazaré, Cujubim e Joana Darc, que recebem entre 200 e 300 doses de vacina.
SEGUNDA DOSE
De acordo com o Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o público imunizado foram aqueles que fizeram o cadastramento no aplicativo SASI.
Ainda de acordo com o Departamento, quase 800 pessoas imunizadas com a CoronaVac não retornaram para concluir o processo de imunização contra a Covid-19.
"É muito importante tomar a segunda dose para concluir o esquema de vacinação. Sem a segunda dose você não estará imunizado", explica a gerente do Departamento de Imunização, Elizeth Gomes.
VACINA CONTRA A FOME
A prefeitura disponibiliza nos locais de vacinação pontos de coleta de alimentos. Diversas pessoas já aderiram a campanha Vacina Contra a Fome e fizeram o bem com apenas 1 kg de alimento não perecível.
O vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, comentou a importância da doação: "A campanha Vacina Contra a Fome, idealizada pela primeira-dama, Ieda Chaves, tem ajudado a colocar mais esperança na mesa de muitas famílias durante esse momento que estamos passando. Pedimos encarecidamente que a população traga um quilo de alimento quando vier se vacinar e ajude a fortalecer essa corrente do bem ajudando a quem mais precisa", expressou.