Pelo menos duas pontes, localizadas no distrito de Calama, na região do Baixo Madeira, serão reformadas com madeira doada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). As obras se iniciam nas próximas semanas.
O processo de doação foi conduzido pela Prefeitura de Porto Velho, a partir de iniciativas da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD). A doação totaliza 394 metros cúbicos de madeira, que foi apreendida por ter sido extraída de forma ilegal ou irregular.
De acordo com o superintendente da SMD, Vinícius Miguel, a economia decorrente da madeira doada tem impacto positivo para o município: "É uma enorme alegria contribuir com essa economia aos cofres públicos, ao mesmo tempo em que estamos contribuindo com a população de Calama, no Baixo Madeira", disse ele.
"Levando em conta a quantidade, tipo e beneficiamento, a Prefeitura está deixando de gastar cerca de R$ 100 mil. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo com a população de Calama, fazendo o reparo de duas pontes”, afirmou o superintendente.
O trabalho nas pontes São Francisco e Tancredo Neves faz parte da intensificação das políticas públicas nos distritos, que é um compromisso assumido com a população pelo prefeito Hildon Chaves.
OPERAÇÃO
Segundo o superintendente Vinícius Miguel, foi montada uma grande operação para o transporte das madeiras. A Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) cedeu um caminhão. A madeira está na região da Ponta do Abunã e fará uma longa viagem até chegar a Calama.
Vinícius Miguel agradeceu o apoio do prefeito Hildon Chaves e do diretor-presidente da Emdur, Gustavo Beltrame. Ele também agradeceu à Superintendência do Ibama em Rondônia pela facilitação no processo de doação das madeiras.
A articulação também contou com o suporte do diretor do Departamento de Articulação Local da SMD, Noel Leite da Silva, e do administrador de Calama, Lagenilson Pinto da Silva.