Duas mil e duzentas doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas na população de Buritis nesta sexta-feira (9), durante a realização da 4ª Edição da operação “SOS Vacinação”, uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Buritis. A ação abrangeu o público com idade a partir de 25 anos, que recebeu a primeira dose do imunizante.
O primeiro a ser vacinado, foi o autônomo Edvonei Bur. Ele aguardava na fila horas antes de iniciar o atendimento. “Estou muito feliz. Foi a primeira dose, o começo de tudo para imunizar a todos e ficarmos livre dessa doença”, declarou.
O secretário da Saúde, Fernando Máximo, enfatizou a importância de sempre orientar a população e informar qual vacina está sendo aplicada. “Precisamos alcançar a imunização na nossa população, uma vez que este é um esforço concentrado para que todos sejam vacinados. Estou muito feliz com esta força-tarefa em Buritis, pois tínhamos o objetivo de imunizar 2.200 pessoas e, isso, foi cumprido”, diz.
Máximo reitera que a operação “SOS Vacinação”, foi criada pelo Governo de Rondônia com o objetivo de socorrer e ajudar aqueles municípios que estão com dificuldade na execução da vacina. Por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a Sesau identifica esses municípios e faz o contato com as prefeituras. Com isso, uma equipe da Sáude se desloca até a cidade e em parceria com o município realizam a imunização. “A ação se estenderá a todos os municípios, dependendo da necessidade e do aceite dessas prefeituras em ter a ajuda do Governo de Rondônia”, conclui.
A ação contou com a colaboração de 138 servidores, que trabalharam de forma eficiente para dar celeridade na imunização.