Vacinados com data de retorno até o próximo dia 30 podem antecipar segunda dose da AstraZeneca
Quem tomou a 1ª dose do imunizante AstraZeneca entre 20 e 30 de abril, tem anotação no cartão de vacinas para tomar a 2ª dose entre 20 e 30 de julho. Ao todo são 10.208 pessoas que já podem tomar a 2ª dose em Porto Velho.
Pessoas que têm anotado em seu cartão de vacinação retorno para tomar a 2ª dose do imunizante AstraZeneca/Fiocruz até o dia 30/07, já podem procurar o ponto de vacinação na Faculdade São Lucas, Campus II, a partir desta terça-feira (27). O local funciona das 9h às 16h.
Quem tomou a 1ª dose do imunizante AstraZeneca entre 20 e 30 de abril, tem anotação no cartão de vacinas para tomar a 2ª dose entre 20 e 30 de julho. Ao todo são 10.208 pessoas que já podem tomar a 2ª dose em Porto Velho.
BALANÇO
Nesta segunda-feira (26), 2.165 pessoas completaram o esquema vacinal contra o novo coronavírus. "É extremamente importante que as pessoas retornem, tomem a 2ª dose, conforme anotado no cartão de vacinas, que estejam atentas aos informes da Prefeitura, para que a imunização seja completa e eficaz", alerta a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Elizeth Gomes.
Mais de 55% da população vacinável de Porto Velho já recebeu a primeira dose para a imunização contra o coronavírus, o que equivale a 215.644 pessoas. E 16,72% já completou o esquema vacinal (64.960 pessoas). Total de 280.064 doses já foram aplicadas no município.
ANTECIPAÇÃO
A antecipação da segunda dose do imunizante Pfizer, anunciada pelo Ministro da Saúde, de 12 semanas para 21 dias, só poderá ser cumprida no município de Porto Velho quando o Ministério da Saúde começar a enviar as doses anunciadas.
Até o momento apenas podem receber a segunda dose antecipada do imunizante AstraZeneca/Fiocruz as pessoas que tomaram a primeira dose em abril.
Já a antecipação da 2ª dose de AstraZeneca no período de 45 dias, conforme a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite, CIB Ad-Referendum, é exclusivamente aos trabalhadores da Educação neste momento.
Essa resolução reduziu também o período para a 2ª dose do imunizante Pfizer de 90 para 60 dias. Nos dois casos condicionado à disponibilidade de vacinas, que são enviadas ao município.
SASI
A população a partir de 18 anos que deseja se vacinar deve se cadastrar no aplicativo SASI e aguardar o agendamento.