Nova proposta do PAA estadual beneficia mais de 100 produtores e 5 cooperativas da Agricultura Familiar, em Rondônia
As entregas dos produtos da segunda etapa se estenderão até 15 de outubro deste ano. Os produtores contemplados, de vários municípios do estado, cultivam uma variedade de produtos.
Mais de 100 produtores rurais e cinco cooperativas do estado de Rondônia foram beneficiados com a nova proposta de participação da segunda etapa do edital de Chamada Pública n° 001/2021 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA Rondônia), no valor de R$ 1.175.000,00 provenientes de recursos próprios do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Conforme o edital, o chamamento será executado na modalidade compra e doação simultânea.
A execução do PAA de Rondônia é realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras municipais. As entregas dos produtos da segunda etapa se estenderão até 15 de outubro deste ano.
O PAA é um programa de apoio e incentivo à Agricultura Familiar do estado. Dentro do programa, os produtores têm a oportunidade de comercializar suas produções e conquistar uma forte renda para subsistência, além de incentivá-los a plantar e produzir mais, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo alimentação na mesa dos rondonienses.
Os produtores contemplados, de vários municípios do estado, cultivam uma variedade de produtos, sendo eles: banana, batata, mandioca, melancia, abóbora, couve, alface, cheiro verde, quiabo, feijão, mamão, abacaxi, limão, biscoito, polpas de frutas, doces, peixe entre outros alimentos.
Após a compra do PAA, os produtos são doados a entidades socioassistenciais que atendem famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e alimentar. “O programa é um grande apoio e incentivo do governador Marcos Rocha, que vem buscando fortalecer a agricultura familiar. O PAA beneficia os produtores rurais e cooperativas, além das famílias carentes, com a doação simultânea dos alimentos. Nós vamos continuar dando todo o apoio aos produtores da agricultura familiar”, disse o secretário da Seagri, Evandro Padovani.