Uma programação especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho, com o apoio de diversos parceiros, para celebrar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades foram divididas em três blocos e vão ocorrer entre os dias 11 a 25 de novembro.
A abertura das atividades acontece no dia 11, a partir das 16h no Porto Velho Shopping, com uma exposição, apresentações culturais e atividades de beleza voltadas a cultura afro. A partir do dia 12 acontece visitas guiadas de alunos da rede municipal de ensino, bem acontecerão oficinas, sobre transição capilar, turbante, maquiagens entre outros , confira a programação completa das oficinas e faça sua inscrição através do link. A celebração do mês da Consciência Negra está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).
A Exposição Racismo Sútil permanecerá no shopping até o dia 21 aberta para o público em geral no horário de funcionamento do Porto Velho Shopping.
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a praça CEU, coração cultural da zona leste, será palco das ações comemorativas, com início às 15h serão realizadas a Feira de Afro Empreendedoras, oficinas, palestras e apresentações culturais.
O fechamento das atividades se dará no V Congresso Municipal de Educação no auditório da UNUPAR, momento em que um dos painéis capacitará professores da rede sobre as questões étnicos raciais. O evento é destinado apenas aos servidores da Semed.
Também são parceiros da Prefeitura a Comepi, Fecomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.