O Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec), do Governo de Rondônia, em Pimenta Bueno abriu inscrição para os cursos técnicos em Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária e Zootecnia. Os interessados na qualificação profissional podem se inscrever até o dia 5 de dezembro.
A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), Adir Josefa de Oliveira, esclarece que são ao todo 450 vagas oferecidos gratuitamente. “São cursos técnicos nas modalidades integrados, concomitante e subsequente, sempre pensando no aprendizado de nossos alunos. O governador Marcos Rocha tem investido na qualidade de ensino e nas melhorias de infraestrutura e equipamentos em todas as unidades escolares”, destacou Adir.
Na modalidade Integrados, o ensino no qual o estudante realiza a formação técnica ao mesmo tempo que cursa o Ensino Médio com matrícula única, tendo como requisito a conclusão do Ensino Fundamental II até a data da matrícula.
Os Subsequentes são modalidades de ensino oferecida aos estudantes tendo como requisito ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.
Já na modalidade Concomitantes o estudante tem que estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio em uma Unidade Educacional e realizará as disciplinas da formação técnica no Centec Abaitará separadamente.
CURSOS TÉCNICOS
São 90 vagas para os Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, em horário integral, no presencial no curso de Técnico em Agronegócio, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia.
Para o Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio, estão disponíveis 120 vagas para a formação de Técnico em Agronegócio, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia. Os cursos de forma presencial nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Já para o Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio, são ofertadas 240 vagas, em horário matutino ou vespertino, na forma semi presencial para os cursos de, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio e Técnico em Zootecnia.
A diretora do Centec Abaitará, Adriana Lopes Barbosa, pontua que os cursos oferecidos são uma oportunidade única de qualificação para o mercado de trabalho. “Nossos cursos preparam e transformam o estudante em um profissional apto para o setor do agronegócio, que vem crescendo anualmente”.