Agevisa reforça orientações à população de Ariquemes para completar esquema vacinal contra o avanço da covid-19 no município
Ariquemes registrava, até o último dia 23, 535 casos ativos, e apesar de representar 6% da população estadual, segundo o IBGE, acumulou 22% dos casos atualmente ativos registrados em Rondônia.
Buscando consolidar o Decreto Nº 26.134, de 17 de junho de 2021, do Governo de Rondônia, que dispões sobre o implemento de ações para o enfrentamento da pandemia do coronavírus por parte dos municípios, o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, acompanhado da sua equipe técnica de vigilância e gabinete, esteve reunido nesta terça-feira (23), na Casa dos Conselhos, em Ariquemes, a pedido da secretária municipal de saúde, Milena Pietrobon Paiva, para buscar soluções quanto ao aumento nos índices de notificações por covid-19 na cidade.
A secretária de saúde está preocupada com o aumento de ocorrências da doença no município e a baixa procura pela vacinação. “Eu tenho buscado a Agevisa e mantido essa relação porque nossa situação preocupa. Temos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nossa capacidade está lotada, cada paciente fica em torno de dez a 15 dias internado. Chamamos a equipe para montar uma estratégia eficaz de vacinação e informar à população da necessidade de medidas preventivas, principalmente com o advento das festas de fim de ano”.
A equipe da Agevisa, durante a reunião reviu as estratégias utilizada no combate à covid-19, reavaliou e definiu ações para manter a equipe de profissionais, médicos, doutores e especialistas, próxima aos técnicos dos municípios, inclusive com a definição de um gabinete itinerante para fazer visitas locais. “Vamos fazer frente a esse novo momento da pandemia; temos a obrigação de atender os municípios e ajudar a montar uma barreira contra a doença. Nossa preocupação é que a vacina seja aplicada, é o meio mais eficaz de conter a doença e não deixar de usar a máscara, a etiqueta respiratória e as medidas de higiene”, disse Gregório.
Para tranquilizar a população de Ariquemes sobre a aplicação do esquema vacinal completo, o diretor-geral da Agevisa concedeu entrevista à imprensa do município e fez uma explanação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Rondônia concernente à vacinação no Estado, inclusive nas áreas rurais e de difícil acesso.
Para a equipe técnica da Agevisa, o atual cenário identificado demonstra a necessidade da adoção de medidas de contingenciamento com vistas a interrupção no surgimento de novos casos, de medidas que permitam o reajuste da rede local/estadual de saúde para o diagnóstico oportuno/precoce, isolamento de casos confirmados e aceleração do ritmo vacinal empregado com a imunização completa da população.
CAMPANHA V
Um dos passos dados em relação a situação foi a definição pelos entes públicos da realização de uma campanha vacinal em todo Estado, denominada Campanha V.
“Vamos realiza a Campanha do Dia V de Vacina e esperamos o apoio das autoridades, da imprensa e da população, pois a única forma de combater o vírus da covid-19 é com a vacina. Espero que após as reuniões que realizamos em Ariquemes, haja uma maior conscientização sobre o perigo que existe quando não se é vacinado”, declarou Gregório.
A Campanha do Dia V de Vacina terá início no próximo dia 4 de dezembro e, para tanto, o diretor-geral da Agevisa garantiu que “vai contar com a participação das autoridades de saúde do Estado e todo seu o material humano, pois é a forma de atingir o maior número de pessoas vacinadas”.
A prefeitura de Ariquemes disponibilizou para a população uma equipe de vacinadores no shopping da cidade, na Avenida Capitão Silvio. A equipe da Agevisa visitou o local e conversou com os envolvidos.
Feliz por ter concluído o esquema vacinal da 3ª dose da vacina, a doméstica Valdineia Gomes Silva Alves, 52 anos, disse que “a população de Ariquemes deve se conscientizar dos benefícios da vacina, visto que protege quem toma e as pessoas que compartilham no dia-a-dia. Temos que atentar para a chegada das confraternizações de fim de ano e que pode ser o diferencial no combate ao vírus”.
Valdineira Gomes, parabenizou o Governo do Estado pela preocupação em enviar equipes da Agevisa para conscientizar a população dos municípios para a campanha de vacinação.
“É preciso fortalecer as estratégias para acelerar a vacinação para que possamos alcançar a imunidade coletiva em Ariquemes e nos demais municípios que compõem o Vale do Jamari”, finalizou Gregório.