Um manual de vacinação foi disponibilizado pela Prefeitura de Porto Velho aos profissionais envolvidos na vacinação contra a covid-19 em unidades de saúde do município. O material garante a qualificação das equipes lotadas nas salas de imunização e detalha estratégias como operacionalização das vacinas.
Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que o material é um resultado de vivências das ações de imunização realizadas nos primeiros pontos de vacinação e que, agora, estão sendo levadas para dentro das unidades de saúde.
“As equipes das unidades são diferentes das que atuaram nos primeiros pontos de vacinação. Precisávamos treinar este pessoal e isso aconteceu durante uma capacitação realizada no final de novembro. O manual é um passo a passo do que foi transmitido durante o treinamento”, ressalta Elizeth.
PROTOCOLO
Alguns tópicos do manual fornecem técnicas acerca do manejo e protocolos de uso das vacinas, bem como orientam sobre efeitos adversos, intercambialidade e prazos.
“O manual orienta ao vacinador sobre como agir em situações diferenciadas. Apresentamos diversos estudos de casos que contribuem para a conduta do profissional durante o processo e registro da vacinação”, destaca a gerente de Imunização.
A técnica de enfermagem Thays Lopes destaca que, por ser ainda um processo recente, não havia um alinhamento das unidades diante das informações passadas aos cidadãos. “Agora, todos os profissionais terão as mesmas informações para compartilhar. É um respaldo para todas as partes e quem mais vai se beneficiar é a população”.