Iniciou nessa terça-feira (21) e se estende até o dia 23 de dezembro em Rolim de Moura, a 8ª edição do projeto “Enxergar”, que tem como objetivo reduzir as filas de pacientes da Zona da Mata a espera por cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida nos olhos). Nestes dias estão previstos 1.300 procedimentos oftalmológicas.
O projeto “Enxergar” foi desenvolvido pelo Governo de Rondônia e é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nessa etapa serão atendidos os pacientes dos municípios da região da Zona da Mata: Rolim de Moura; Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre Castanheira; Novo Horizonte; Nova Brasilândia do Oeste; Santa Luzia d’Oeste; Parecis e São Miguel do Guaporé (região do Vale do Guaporé).
De acordo com o secretário da Saúde, Fernando Máximo, serão realizas 800 cirurgias de catarata e 500 de pterígio (carne crescida nos olhos), totalizando 1.300 operações oftalmológicas. “O paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), para realizar os procedimentos de praxe e receber o encaminhamento para a regulação de consulta e exame oftalmológico. Para o paciente que já está na fila, será necessário atualização da folha cadastral, a fim de que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso. Infelizmente muitos dados estão desatualizados e a equipe não consegue entrar em contato com o paciente; o item mais desatualizado é o telefone. Essas cirurgias estão previstas para o início do mês de janeiro de 2022”, frisou.
A aposentada Inês Bressanini da Silva, moradora de Alta Floresta d’Oeste comemorou a chegada do projeto na região da Zona da Mata. “Só tenho que agradecer ao governo por trazer a cirurgia para nós. Há mais de oito anos que sofro com catarata e o “Enxergar” é muito bom. Não temos condições de pagar pela cirurgia, nem condições de fazer óculos; ganhar a cirurgia é um presente de Natal”.
O operador de máquinas pesadas, Alceu da Silva Martins, relatou que há mais de quatro anos aguarda para fazer a cirurgia. “Sou muito grato ao Governo de Rondônia, por trazer o projeto ‘Enxergar’. Meu olho esquerdo vejo tudo embaçado, enfumaçado. Agora com a chegada da cirurgia vou ter a minha qualidade de vida devolvida”.
Segundo o vice-governador José Jodan, a missão do Governo de Rondônia é trabalhar em favor da população, com ações que melhoram a qualidade de vida do cidadão. “O projeto ‘Enxergar’ é de suma importância para a população, fico feliz que a região da Zona da Mata, está sendo contemplada”, finalizou.
A secretária regional da Casa Civil, na Zona da Mata, Eliene Siqueira, enfatizou que o Poder Executivo tem desenvolvido diversas ações na região para a população. “Recentemente recebemos a entrega de mais de 200 equipamentos de mobilidade para pessoas com deficiências; também foi realizado o “Saúde no Interior” onde foram feitos aproximadamente três mil procedimentos. Além disso, drive-thur de vacinação e outras ações que demonstra o comprometimento e ação humanitária do governador Marcos Rocha e do vice-governador José Jodan com a população”, ressaltou.
O evento contou com a presença do prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio, do prefeito de Castanheiras, Cícero Godói, do presidente da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, Claudinei Fernandes, dentre outras autoridades.